top of page
  • Foto do escritorEPM

Programas Especiais

Os Programas Especiais constituem uma série de ações que, diferentemente dos Programas Permanentes, ocorrem em datas pontuais. No entanto, eles se relacionam diretamente com um ou mais dos projetos. Dentre os quais, podemos citar a Semana Nacional do Trânsito, durante a qual ocorre o Seminário Nacional do Trânsito, o Programa Vida no Trânsito e o Maio Amarelo.

 


Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro de 18 a 25 de setembro de cada ano com o objetivo de propor uma reflexão sobre atitudes que fazem a diferença no trânsito e como ponto fundamental a decisão de mudar ações cotidianas por meio da conscientização. Nesta semana, várias atividades são organizadas como: Seminário Nacional do Trânsito; maratona de apresentações teatrais; SIPAT. cursos de multiplicadores; palestras em escolas e hospitais e ações educativas pontuais.



Seminário Nacional do Trânsito

O Seminário Nacional do Trânsito procura trazer nomes importantes no cenário da mobilidade urbana. No sua primeira edição, em 2015, trouxe como tema "Trânsito como espaço de todos. Seja você a mudança!" e abordou questões do tipo: Como construir um trânsito mais harmonioso e pacífico? Qual o papel de cada um para promover uma mudança cultural nas ruas de grandes cidades?



Seminário Desafios da Mobilidade Segura no Envelhecimento

O seminário tem como proposta abordar temas que contribuam para a melhoria da mobilidade dos idosos no trânsito na Capital, como um alerta para a população sobre a necessidade de proteger os idosos, além de questões de autocuidado nas vias.


Programa Vida no Trânsito

Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os acidentes fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros de trânsito decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias (condutores e pedestres). A partir da identificação desses fatores e condutas de risco, como subsídio para as áreas de educação, planejamento e fiscalização, as ações são direcionadas para a redução da acidentalidade.



Maio Amarelo

Maio Amarelo é um movimento mundial cuja proposta é chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O objetivo é estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa conscientização. Foi escolhido o mês de maio porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor foi escolhida porque amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.

 

Para mais informações sobre o projeto entre em contato





184 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page