top of page
  • Foto do escritorEPM

Programa Empresa Amiga da EPTC


O conhecimento prático nos mostra que muitas empresas nos relatam que a maior parte dos acidentes que envolvem seus colaboradores acontecem com veículos da empresa, mas também existem muitos relatos de acidentes de percurso, entendidos como no trajeto de ida e volta dos funcionários de suas casas até a empresa.



A Escola Pública de Mobilidade da EPTC, através deste programa, busca reduzir estes índices na cidade. O programa visa construir um sistema de pontuação, que se atingido, certificará as empresas participantes, e premiará as que mais se destacarem. A parceria fortalece o comprometimento das empresas em práticas de mudanças de atitudes no trânsito, com a construção de um novo paradigma em relação à mobilidade urbana, para evitar a acidentalidade. O trabalho é permanente, desenvolvido em diversas etapas, com ações por um trânsito mais consciente e seguro.


Objetivos


  • Reconhecer as empresas que investem em ações preventivas de valorização da vida.

  • Conscientizar em conjunto com as empresas os colaboradores em ações preventivas no trânsito, assim como seus familiares e comunidade sobre a responsabilidade de conduzir os veículos da frota e seus veículos particulares;

  • Preservar a integridade física dos colaboradores das empresas envolvidas;

  • Estimular as empresas a tornarem-se referências em segurança viária.


Resultados


Mais de 240 instituições já trabalham de forma pontal, em Porto Alegre, a segurança e educação para o trânsito em parceria com a EPTC. O Programa Empresa AMIGA DA EPTC, que foi implementado no segundo semestre de 2017, tem até o momento 20 empresas classificadas e 21 certificadas.


Através deste estreitamento de relações entre o poder público e empresariado, houve o alinhamento de diálogos propositivos de todos os envolvidos no programa, resultando em maior conscientização e entendimento dos grupos da comunidade quanto a necessidade de mudança comportamental em prol da segurança e educação no trânsito, buscando informações sobre a realidade de cada região auxiliando na implementação de infraestrutura viária e fiscalização mais efetiva em determinados locais.


Metodologia Proposta:


  • Realizar visitas para conhecer a realidade da empresa e os principais envolvidos neste programa, convidando-os a fazer parte do Programa.

  • Fomentar reuniões entre os participantes do projeto, oportunizando trocas de experiências entre as empresas.

  • Certificar, ao final do programa, as empresas que investirem na segurança viária de seus colaboradores de forma efetiva.

  • Estimular os gestores das empresas para participarem dos demais programas desenvolvidos por esta Coordenação.



Certificação


Cerimônia de classificação e certificação para as empresas que atingiram a pontuação mínima exigida, seu logo postado no site da EPTC e poderão ser convidadas pela EPTC para participarem de ações educativas conjuntas na cidade.





 

Algumas empresas certificadas

Para mais informações sobre o programa entre em contato


353 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page