20191202-ROTH4269.jfif

Desafio Microrrevoluções Urbanas - 2017

O Desafio surge como proposta de conexão entre a EPTC e as Instituições de Ensino Superior e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de ideias, aqui chamadas de Microrrevoluções Urbanas. Anualmente abrimos edital para receber ideias da comunidade acadêmica, que são apresentadas e debatidas por aqui, gerando importantes trocas entre poder público e academia.

Mobilidade Urbana transporte alternativo.PNG

01

Mobilidade Urbana: transporte alternativo | Bicycle Sharing 

Laura Scalco Moraes

A renovação das estações de empréstimo e a melhoria da sua infraestrutura tem como objetivo incentivar a população a utilizar este serviço. 

02

IDEIAS PARA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA CIDADE

Jeniffer Crestani Ehlers / UNISINOS

Com o objetivo de trazer ideias que possam contribuir para a melhoria da cidade, nossa proposta se divide em duas partes:  uma solução da falta de comunicação entre passageiro e ônibus; e outra para a conscientização de motoristas e pedestres em relação ao uso da faixa de segurança

TRABALHO Jeniffer EPTC.PNG
1573819365169.jfif

03

Inserção urbana de conjuntos habitacionais de interesse social e o impacto no serviço de transporte coletivo: estudo de caso em Caxias do Sul/RS 

Joanna Maria Visentin / FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha 

Qual a influência que novos conjuntos habitacionais de interesse social exercem sobre o planejamento urbano em relação ao serviço de transporte coletivo? 

04

OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA PARA DESEVOLVIMENTO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE

BERNARDO BELLO

ROBERTA CASAGRANDE

THAÍSE VIDEIRA / UNIRITTER

Se constitui um projeto de mobilidade urbana que possibilita à área do Centro Histórico obter de volta sua identidade como bairro da cidade.

Prancha.PNG
TERMINAL RODO-FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS DE CANOAS RS.PNG

05

TERMINAL RODO-FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS DE CANOAS-RS

EVERALDO ANTONIO GOI / UFPEL

O projeto visa, acima de tudo, mostrar às autoridades competentes a necessidade e a importância da construção de um local específico para integração entre modais de transportes de público na cidade de Canoas.

06

BRAILE PLACA DE SINALIZAÇÃO

Cristiano Torres da Silva / UNISINOS

Sugestão complementar ao trabalho realizado pela EPTC, em pontos de ônibus em Porto Alegre, visando abranger leis e normas brasileiras, gerando impacto positivo.

BRAILE PLACA DE SINALIZAÇÃO.PNG