20191202-ROTH4269.jfif

Desafio Microrrevoluções Urbanas - 2020

O Desafio surge como proposta de conexão entre a EPTC e as Instituições de Ensino Superior e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de ideias, aqui chamadas de Microrrevoluções Urbanas. Anualmente abrimos edital para receber ideias da comunidade acadêmica, que são apresentadas e debatidas por aqui, gerando importantes trocas entre poder público e academia.

Sul21_GS_IMG_9694_02.jpg

01

O que pode vir aí para o transporte público em Porto Alegre

Anderson Peres dos Santos/UNISINOS

A proposta do pedágio urbano é parte de um conjunto de projetos de lei apresentados pelo poder público de Porto Alegre para a melhoria da mobilidade urbana. Dado esse panorama geral sobre a tramitação do projeto e suas mudanças, vejamos pontos a favor e contra, baseados em referências sobre o assunto e exemplos ao redor do mundo.

02

ROTA TURÍSTICA CAMINHOS DA FÉ: REVITALIZAÇÃO DA CIDADE DE DOM FELICIANO - RS

DAIANA ROSINSKI/PUCRS

O projeto visa contemplar os habitantes do município e turistas. Como resultado, a proposta busca a valorização dos espaços urbanos abrangidos; reforçar a identidade dos patrimônios culturais e promover a vocação turística do município, especialmente do tipo religioso, gastronômico, ecológico.

ROTA TURÍSTICA CAMINHOS DA FÉ REVITALIZAÇÃO DA CIDADE DE DOM FELICIANO.jpg
Sul21_GS_IMG_9694_02.jpg

03

REFLETE POA

PUCRS

O objetivo é fazer as pessoas conhecerem a própria cidade e refletirem sobre o que acontece nela nas diferentes escalas, como se subindo o morro, as pessoas que constituem a cidade, se olhassem em um espelho e pensassem o que elas têm feito para melhorar a metrópole, promovendo conscientização ambiental e cidadania, bem como uma aventura urbana até o topo dos morros que são parte da cidade e guiaram a história da capital.

04

A BICICLETA COMO TERMINAL MODAL

TAYNÁ FRÖHLICH

LETÍCIA MARTINELLI COMIN

O trabalho sugere uma alternativa efetiva e viável através de um sistema de mobilidade emergencial que viabiliza a bicicleta como um terminal modal, consentindo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), encorajando a mobilidade humana sustentável e resistindo às consequências físicas e psicológicas do isolamento social.

A BICICLETA COMO TERMINAL MODAL.PNG