20191202-ROTH4269.jfif

Desafio Microrrevoluções Urbanas - 2018

O Desafio surge como proposta de conexão entre a EPTC e as Instituições de Ensino Superior e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de ideias, aqui chamadas de Microrrevoluções Urbanas. Anualmente abrimos edital para receber ideias da comunidade acadêmica, que são apresentadas e debatidas por aqui, gerando importantes trocas entre poder público e academia.

PROPOSTA DE MAPA PARA PARADAS DE ÔNIBUS.jpg

01

PROPOSTA DE MAPA PARA PARADAS DE ÔNIBUS

VITOR GRAMS METZ / UNISINOS

Nossa proposta é fixar mapas simplificados com pontos de referência e de interesse do local nas paradas de ônibus.

02

RESTRIÇÃO DE VEÍCULOS PESADOS EM PORTO ALEGRE

 VITOR GRAMS METZ / UNISINOS

Com base em diversas cidades ao redor do mundo que já criaram políticas públicas que proíbem ou restringem a entrada de grandes caminhões, propomos uma interversão urbana no centro da capital.

RESTRIÇÃO DE VEÍCULOS PESADOS EM PORTO ALEGRE.jpg
Rike.PNG

03

RIKE - UM MEIO INTELIGENTE DE PEDALAR NA CIDADE.

JESSICA MONTEAVARO GARBIN / UFRGS 

Com a colaboração dos ciclistas, Rike mapeia informações necessárias para a pedalada e apresenta rotas melhores e mais seguras.

04

CATALISADOR URBANO 

EDUARDA FLECK CURCIO / UNISINOS

O Catalisador Urbano aqui proposto representa uma crítica ao modo de vida atual nas metrópoles, busca criar espaços que provoquem uma nova relação do homem com o seu meio, baseada em um modo de vida mais calmo, menos estressante, que fortaleçam os laços de cooperação e a relação sustentável com o ambiente. 

CATALISADOR URBANO.PNG

05

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO UNISINOSBIKESHARE.PNG

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO UNISINOSBIKESHARE

Robson Eduardo da Rosa / UNISINOS

O objetivo é dar um direcionamento à Unisinos na efetivação do sistema, assim os comutantes terão uma alternativa ao ônibus circular e liberdade para se deslocar de forma mais rápida nas áreas internas do campus e, não menos importante, tornar o compartilhamento de pedelecs popular no Brasil a partir da Unisinos. 

06

“SE ESSA PARADA FOSSE MINHA”

Lucas Antonio

Guilherme Cecatto

Laura Cecatto / Uniritter

Temos a proposta de incentivar pessoas para adotarem paradas de ônibus, como se fossem a sua parada, e colocar uma placa ou uma folha informando quais as linhas que atendem a parada, quais os horários dos ônibus e quais horários são adaptados para cadeirantes. Nossa iniciativa se baseia nas premissas de ser simples, de baixo custo e com alto impacto social.

IMG_20180721_165453622_HDR.jpg