top of page
  • Foto do escritorEPM

Um dia de agente: programa transforma cidadão comum em agente de trânsito por um dia


Quem já se imaginou ser agente de trânsito por um dia? É isso que propõe o programa da EPTC, de Porto Alegre. Entenda!

Uma ação educativa promovida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de Porto Alegre/RS, tem chamado a atenção em diversos pontos do país. O programa denominado “Um Dia de Agente da EPTC” tem como missão aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana, em Porto Alegre.


Na prática, o cidadão participa de um conjunto de ações promovidas pelo órgão. Nesse sentido, o “agente por um dia” acompanha de perto das rotinas de agentes de fiscalização de trânsito e transporte e de outros setores da EPTC.


Uma das atividades que mais se destaca é a de fiscalização. Nela, a EPTC convida os participantes a vestir parte do uniforme dos agentes de trânsito. Na sequência acompanham, em uma viatura identificada, as rotinas de observação ao respeito às normas de circulação e conduta, assim como as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Mais de 340 pessoas já participaram da experiência. Uma delas, por exemplo, foi o colunista do Portal do Trânsito ACésarVeiga. Ele é químico há mais de 30 anos, mas, sobretudo é um apaixonado pelo tema trânsito.


Conforme o colunista, a experiência é de grande valia.

“Ontem vesti a “pele do lobo” participando do Programa Um Dia de Agente da EPTC. Ele proporciona uma experiência empírica de grande valia para a transparência do serviço público no contexto da Mobilidade Urbana na cidade de Porto Alegre”, contou.

A partir dessa participação, ACésarVeiga vai contar, em textos que serão publicados no Portal assim como nas redes sociais do especialista, algumas histórias que observou nessa vivência. “Em breve flagrantes dessa epopeia”, disse.


Iniciativa

A atividade do projeto é de responsabilidade da Escola Pública de Mobilidade da EPTC. A Escola foi lançada em 2020, para promover a Política Nacional de Trânsito no município de Porto Alegre. Ela tem como objetivo executar ações e cursos voltados ao exercício da cidadania, bem como à mobilidade e à segurança na circulação do trânsito e do transporte, para diversos públicos.

Para participar do programa, basta clicar aqui.


 



49 visualizações0 comentário
bottom of page