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Samu faz simulado de acidente de trânsito


Entre outros aspectos, foi avaliado o tempo de resposta das equipes. Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou nesta quarta-feira, 20, o simulado de socorro a uma vítima de acidente de trânsito. “Cabos de energia e latas com produtos inflamáveis estavam na cena. Tudo para que a situação parecesse real”, destacou o coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Fabiano Barrionuevo. Uma equipe com cinco profissionais participou da ação, que ocorreu na rua João Moreira Maciel, no bairro Humaitá. (fotos)

De acordo com Barrionuevo, foram avaliados o tempo de resposta das equipes, a capacidade de identificação da cena, segurança do local, entrosamento entre corpo de bombeiros e Samu e a segurança e a retirada da vítima. “Cada acidente é único e a prática ao vivo nos faz perceber no que estamos acertando, errando e, assim, minimizamos as falhas”, afirma.

Conforme o coordenador, esta é a segunda edição do simulado. “A primeira ocorreu antes da pandemia. Agora, a intenção é realizar a ação a cada dois meses”, diz. O evento foi realizado em parceria com a EPTC, Detran-RS e Corpo de Bombeiros.

Como utilizar o Samu de forma correta: - Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois pode prejudicar o atendimento de quem precisa. - Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192. - Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.). - Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida. - Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma as perguntas do médico. - Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local. - Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Aplicativo - É possível acionar o serviço por aplicativo no celular, o Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição da telefonista para ligações futuras, agilizando o atendimento. O aplicativo oferece ainda a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.


 

Texto: Cláudia Fleury

Edição: Gilmar Martins





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