...
top of page
Foto do escritorEscola Pública de Mobilidade

Registros de mortes no trânsito em junho têm queda na Capital


Em seis meses, trânsito registra 28 vítimas fatais em Porto Alegre.Foto: Alex Rocha/PMPA

O balanço da acidentalidade do mês de junho registrou duas vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre - no mesmo mês de 2022, foram sete mortes. Em relação aos acidentes, a Zona Leste teve o maior percentual de ocorrências, com 32%. Logo após vieram a Zona Norte, com 30%; a Zona Sul, com 23% dos acidentes, e a Zona Central com o menor percentual, 15%.

Os dados são da Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “Trabalhamos fortemente ações de educação e fiscalização, sempre baseados nos dados de acidentalidade. Um dos públicos que estamos bastante preocupados são os motociclistas, que representam quase metade dos acidentes fatais", alerta o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

“É fundamental que os motoristas entendam a gravidade do assunto, quando abordamos as questões de irregularidades no trânsito e as consequências que podem gerar na vida das pessoas”, completa Bisch Neto.

Perfil das vítimas - Nos seis primeiros meses de 2023, os maiores causadores de acidentes no trânsito foram os automóveis e as motocicletas. A faixa etária mais atingida foi de pessoas com 60 anos ou mais, e depois as de 26 aos 35 anos de idade. A maior parte das vítimas - 76% - é do sexo masculino. De janeiro a junho, Porto Alegre soma 28 vítimas fatais no trânsito, três a menos do que o mesmo período de 2022.

Vida no trânsito - Porto Alegre integra o programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os sinistros de trânsito com vítimas fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros de trânsito decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias. A partir disto, a EPTC realiza atividades de prevenção contra novas ocorrências.

Segurança viária - A prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito, seguindo os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.


 
Texto: Jaqueline Moura
Edição: Cristiano Vieira



4 visualizações0 comentário

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page