top of page
  • Foto do escritorEPM

Projetos de educação para o trânsito são apresentados em seminário da EPTC


Prefeito Sebastião Melo participou da abertura. Foto: Alex Rocha/PMPA

A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou nesta quarta-feira, 5, o 1º Seminário de Educação para a Mobilidade, alusivo aos 25 anos da EPTC completados neste mês de abril. Ao longo de todo o dia, mais de cem pessoas entre servidores da empresa pública, parceiros dos projetos, representantes de prefeituras do interior e autoridades acompanharam o evento na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O seminário também teve transmissão pelo YouTube na página da educação para a mobilidade.

O prefeito Sebastião Melo participou da abertura e reforçou a importância do trabalho educativo para o trânsito. "Parabenizo a EPTC pelos 25 anos e a iniciativa de conscientizar e educar a população sobre a segurança no trânsito. São questões importantes para discutir e avançar, como a engenharia do tráfego, a diminuição do uso de carro sem que as pessoas percam o direito de ir e vir e alternativas para que as capitais tenham outros modais e sistemas interligados. Estamos juntos para construir uma cidade com trânsito mais seguro e sustentável”, destaca Melo.

Durante a abertura e na sua fala no painel Conectando a Mobilidade, o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, ressaltou a necessidade, do debate sobre a educação para o trânsito. “Este é um momento de reflexão de todo o trabalho que a EPTC desenvolve sobre este tema que é um dos pilares do trabalho da mobilidade humana. Tivemos uma troca de experiência bastante rica para que possamos refletir sobre comportamentos básicos que refletem em um trânsito mais seguro”, afirmou.

O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, salientou tanto na sua fala no começo do seminário quanto no painel que mediou, o Mobilidade Ativa, que o trabalho realizado pela Escola Pública de Mobilidade envolve diferentes setores da cidade e auxilia na redução dos índices de acidentalidade. “ É muito importante sensibilizar os jovens e crianças, pois eles são os provocadores das grandes mudanças. Sensibilizando os pequenos com o nosso programa de educação transversal dentro das escolas chegamos também aos pais e ajudamos na formação cidadã”, reforça.

Após a abertura foram realizadas homenagens a 22 servidores que passaram pelo setor de educação ao longo da história e ao diretor-presidente que completou nesta quarta-feira junto com outros 57 agentes, 24 anos de EPTC. Durante os quatro painéis foram apresentados para o público programas como Um Dia de Agente, Motociclista Seguro, Ciclista Seguro, Escola Amiga e Empresa Amiga da EPTC, Programa Educacional de Calçadas, Pedestre Idoso, entre outros. Também foi explanado o projeto Cidades Educadoras que é coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria.



 
Texto: Aline Rimolo
Edição: Gilmar Martins
61 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page