top of page
  • Foto do escritorEPM

Programa Um dia de Agente da EPTC

Participe da ação educativa que construiu um novo conceito de integração entre a gestão pública e a sociedade, como ferramenta de transformação para um trânsito seguro. Com a volta gradativa das atividades na Capital gaúcha após as restrições da pandemia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) volta a realizar o programa “Um Dia de Agente da EPTC”, aberto à população. Na atividade prática são observados todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19



Criado em 2017, através do programa permanente de educação para o trânsito, o programa “Um Dia de Agente da EPTC” tem a missão de aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana, em Porto Alegre. O projeto já teve a participação de mais de 340 pessoas, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais.


A EPTC, órgão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), gestora do trânsito e transporte na Capital gaúcha, tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana, além de conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade através de ações educativas, fiscalização e engenharia de tráfego, e assim fortalecer a cultura da mobilidade segura e responsabilidade no trânsito.

UM DIA DE AGENTE - A atividade consiste em um conjunto de ações que buscam possibilitar à sociedade civil acompanhar de perto as rotinas de agentes de fiscalização de trânsito e transporte, e dos diversos setores da EPTC. Os engenheiros, arquitetos e urbanistas discutem as propostas do planejamento de tráfego e as infraestruturas, sejam elas de priorização do transporte coletivo, cicloviárias (para usuários da mobilidade ativa - ciclistas e pedestres), ou os projetos implantados com o conceito de Ruas Completas, que buscam soluções de desenho urbano, para oferecer uma experiência mais democrática para todos na capital gaúcha. Entre as áreas de maior interesse dos participantes, estão os serviços da programação semafórica, do mobiliário, da sinalização e elétrica, que são explicados por equipes especializadas, detalhando a manutenção dos sistemas e os transtornos causados por atos de vandalismo. Na central de controle e videomonitoramento da mobilidade, é possível verificar como intervir com agilidade e em tempo real nos imprevistos do dia a dia, que ocorrem nas vias da capital.


Na fiscalização, a parte mais prática da atividade, os participantes são convidados a vestir parte do uniforme dos agentes de trânsito para acompanhar, em uma viatura identificada, as rotinas de observação ao respeito às normas de circulação e conduta, assim como as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A prática possibilita o testemunho da qualidade das abordagens realizadas e a prioridade da orientação aos condutores para garantir a segurança de todos e evitar riscos de acidentes, frente à quantidade de irregularidades presenciadas diariamente no trânsito da capital gaúcha.

A experiência permite desmitificar o falso rótulo da “indústria da multa”, atribuído ao órgão gestor da mobilidade na Capital. Este mito pode ser desconstruído por meio da verificação da baixa média diária de autuações registradas pelos agentes, disponível no portal da transparência da EPTC. As informações públicas podem ser acessadas em eptctransparente.com.br/infracoes.

A atividade do projeto é de responsabilidade da Escola Pública de Mobilidade da EPTC. Lançada em 2020, para promover a Política Nacional de Trânsito no município de Porto Alegre, a Escola tem como objetivo executar ações e cursos voltados ao exercício da cidadania, à mobilidade e à segurança na circulação do trânsito e do transporte, para diversos públicos. Durante a experiência “Um Dia de Agente da EPTC”, é possível verificar, em uma prática participativa, os trabalhos nos três pilares da gestão da mobilidade urbana: a fiscalização, a educação e a engenharia de tráfego.

Além de demonstrar parte dos direitos e deveres de todos aqueles inseridos no espaço público, a educação para mobilidade da EPTC reforça valores essenciais para a formação da cidadania, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade.





ROTEIRO


  • recepção na sede da EPTC, rua João Neves da Fontoura nº 7, Azenha;

  • conversa com técnicos das áreas de interesse do participante;

  • visita ao Centro de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC (CECOMM);

  • saída da EPTC embarcado em viatura;

  • acompanhamento das rotinas de observação ao respeito às normas de circulação e conduta;

  • visita aos locais de fiscalização (ex. entorno da Rodoviária, escolas e comércio);

  • circuito das vias principais em direção à zona leste (ex. av. Independência, av. Goethe, av. Ipiranga;

  • visita à sede da Gerência do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV), a “Gênova”, setor responsável pela sinalização e montagem dos semáforos de Porto Alegre;

  • visita ao “Museu do Vandalismo”;

  • retorno à sede da EPTC;

Obs.: o roteiro nas vias da Capital pode ser alterado de acordo com a solicitação do participante.


Marco Antonio de Matos
Marco Antonio de Matos, Repórter da RBS TV


Cris Barth e Regina Lima
Cris Barth e Regina Lima, Repórteres da Band RS

O “Programa Um dia de Agente da EPTC" torna-se fundamental para que se alcance esse resultado através da interação e da transparência, pois investe na participação da sociedade em ações cotidianas e demonstra, de forma objetiva, como a cidade é administrada nas suas diversas áreas, desde o planejamento até a operação das atividades externas.


Veja artigo publicado na Revista Escola DetranRS:




Prêmio SENATRAN 2022

Secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, anuncia os vencedores do Prêmio Senatran 2022.

 

Veja alguns depoimentos:


Antônio Carlos Fallavena - Presidente do Centro de Estudos, Projetos e Ações Comunitárias



Guri de Uruguaiana (Jair Kobe, humorista gaúcho)



Luciano Potter, Jornalista da RBS TV


 

Para mais informações sobre o programa entre em contato




1.739 visualizações61 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page