top of page
  • Foto do escritorEPM

Prefeitura recebe proposta para pesquisa sobre transporte coletivo


Sessão pública ocorreu nesta quinta-feira. Foto: Pedro Piegas / PMPA

A prefeitura realizou nesta quinta-feira, 9, sessão pública de abertura das propostas de preço da licitação para contratação de empresa para desenvolver a Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom). O consórcio que apresentou a melhor proposta, de R$ 2,8 milhões, foi o CGC, formado pela Concremat Engenharia e Tecnologia, Certare Engenharia e Consultoria e GPO Sistran Engenharia. De acordo com o edital, os licitantes poderiam propor até R$ 4,3 milhões. O resultado será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

“Agora, o processo licitatório entra na fase de recursos e contrarrazões. Passando este período, caso não haja contestação, a licitação será homologada e começa a correr prazo para assinatura do contrato e início dos serviços. Será um grande avanço na mobilidade urbana a realização deste estudo feita por especialistas no tema”, destaca o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

A partir da ordem de início, o consórcio terá 12 meses para a conclusão da pesquisa. A empresa contratada deverá fazer planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares, se necessárias, para que haja a compreensão de como a população se desloca na Capital.

“A pesquisa será muito importante para que possamos avançar na qualificação da mobilidade urbana da Capital. A partir dos dados que forem apresentados, conseguiremos entender a utilização dos modais e estruturar políticas efetivas para melhorar o transporte público”, ressalta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Concorrência - Os dois consórcios que apresentaram propostas já estavam habilitados anteriormente. Por se tratar de uma concorrência, modalidade de licitação no qual os interessados entregam a documentação exigida e, sendo habilitados, são aprovados para a próxima fase, quando as propostas de cada um são analisadas. Neste caso, vence aquele que apresentar a proposta de menor valor.

 

Texto: Aline Rimolo e Andrea Pinto

Edição: Lissandra Mendonça


26 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page