A prefeitura recebeu, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu), os planos de implantação e manutenção dos abrigos de ônibus da concessionária Abrigo Eletromidia, onde constam os projetos arquitetônicos e demais projetos complementares. Na primeira quinzena de julho, será instalado um protótipo para que ajustes possam ser feitos nos abrigos que serão implantados. O local ainda está em análise.
“Esse é um passo muito importante na qualificação que queremos entregar à população. Com os novos abrigos, queremos dar mais segurança e conforto ao usuário do transporte coletivo. Trabalhamos para que outras parcerias como esta possam qualificar a mobilidade urbana na Capital”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A partir da entrega, a equipe que irá fiscalizar o contrato pela Smmu e EPTC terá 15 dias para avaliar os planos. “Os projetos serão verificados quanto à conformidade das normas técnicas específicas e demais decretos municipais. Essa análise garante a qualidade e segurança do equipamento proposto. O design das paradas terá a fiscalização da população”, explica a diretora-geral da mobilidade Urbana, Maria Cristina Ladeira.
Até 2027, Porto Alegre terá 1.507 novos abrigos de ônibus, 100 deles com câmeras de monitoramento e 180 com painéis de próxima chegada.
“A concessão dos abrigos de ônibus de Porto Alegre é um movimento muito importante para a Eletromidia. Esperamos levar uma experiência inovadora aos gaúchos, impactando positivamente na jornada diária das pessoas que utilizam o transporte público ou passam pelas ruas. Nosso objetivo é proporcionar uma interação diferenciada e positiva no ambiente urbano, como também trazer uma nova forma do público se conectar com a cidade”, afirma o diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Jr.
Sobre os abrigos - Serão instalados dois modelos de abrigos. O Tipo A possui quatro assentos e três tomadas USB, e o Tipo B, três assentos. Ambos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre itinerário, além de três faces publicitárias. “A iniciativa representa um avanço para todos gaúchos, pois o novo mobiliário urbano ficará por um período de 20 anos", reforça a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.
Sobre a concessionária - A Eletromidia conversa semanalmente com mais de 26 milhões de pessoas através de mais de 60 mil pontos de contato, sendo destes 43 mil ativos digitais. Está presente em 100% dos transportes sobre trilhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, em aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, tem mais de 27 mil telas em prédios residenciais e comerciais, 98 shoppings em todas as regiões do Brasil e nas ruas, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Recife e Campinas, passando de três cidades em 2020 para oito em 2022.
Texto: Aline Rimolo
Edição: Andrea Brasil
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