top of page
  • Foto do escritorEPM

Prefeitura realiza ação para pessoas com deficiência no Terminal Triângulo


Atividade ocorreu no Terminal Triângulo, na Zona Norte da Capital. Foto: Atividade ocorreu no Terminal Triângulo, na Zona Norte da Capital

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou na manhã desta quarta-feira, 14, no Terminal Triângulo, Zona Norte, uma ação de atendimento no sistema de transporte público para as pessoas com deficiência. Também participaram da atividade a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o Sest Senat e a Factum faculdade e escola técnica.

Houve simulações do embarque e desembarque no transporte coletivo de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão guia e cadeirantes. A faculdade Factum realizou ação de atendimento aos usuários do sistema de transportes, tais como verificação de pressão arterial e nível de glicose no sangue. Coube ao Sest Senat oferecer serviços de odontologia, psicologia e nutrição, além de apresentar os cursos que dispõe para a população.

O Gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, Luciano Souto, destacou a importância em atender as pessoas que mais precisam para utilização do serviço público de transportes. “Também serve para que os cidadãos que circulam pelo terminal possam refletir sobre o tema e acompanhar com mais sensibilidade a questão que envolve a acessibilidade”.

O coordenador de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Adilso Corlassoli, ressaltou o protagonismo do usuário para apresentar suas necessidades. “A relação do usuário com a tripulação se faz relevante, para evidenciar as reais necessidades e dificuldades de ambos para um melhor atendimento”.

Para Francis Guimarães, que possui deficiência visual e estava acompanhado de Zorro, seu cão guia da raça Labrador, a participação nestas atividades é muito positiva. "Falar sobre acessibilidade e inclusão é importante para as pessoas que possuem alguma deficiência”. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), Nelson Khalil, também participou da atividade.

 

Texto: Rafael Cabeleira

Edição: Gilmar Martins


9 visualizações0 comentário
bottom of page