top of page
  • Foto do escritorEPM

Prefeitura participa do Seminário Nacional de Trânsito


Evento discutiu o desafio da micromobilidade nas cidades. Foto: Gustavo Roth/EPTC/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), participou nesta sexta-feira, 22, do 6° Seminário Nacional de Trânsito, que discutiu a micromobilidade nos ambientes urbanos entre outros assuntos que estão em pauta no meio acadêmico e entre os gestores e técnicos.

O evento, realizado de modo presencial no Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nuitran/Ufrgs), reuniu representantes de órgãos e entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Na abertura do seminário, o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destacou a importância da integração dos órgãos de trânsito com as universidades e falou de um dos projetos prioritários na atual gestão: a qualificação dos semáforos. “Para agilizar os deslocamentos, acreditamos no investimento em pesquisa e tecnologia, para permitir monitorar o volume de veículos e reorganizar automaticamente os tempos de verde nos cruzamentos. E assim reduzir os períodos de congestionamento e aumentar a segurança viária”, afirmou Bisch Neto.

A resolução nº 996 do Contran - Conselho Nacional de Trânsito, que dispõe sobre o trânsito, em via pública, de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, também foi tema no seminário, que discutiu os desafios da segurança e a necessidade evolução da legislação.

O agente de fiscalização de trânsito e transporte da Escola Pública de Mobilidade da EPTC, André Rabello, trouxe a reflexão sobre o tema da micromobilidade em busca de uma cidade acolhedora, sobre o uso dos espaços públicos.

No encerramento do evento, o coordenador de planejamento da SMMU, engenheiro João Paulo Cardoso Joaquim, apresentou pesquisa qualitativa sobre o potencial de integração do transporte público com o sistema de compartilhamento de bicicletas. “Estes estudos são fundamentais para a tomada de decisão em projetos com enfoque na micromobilidade como complemento para o sistema de transporte das cidades”, destacou Joaquim.

O Seminário Nacional de Trânsito é uma realização do Nuitran com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, com o Departamento Estadual de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal, Escola Superior de Advocacia da OAB-RS, com o apoio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, Comando Rodoviário da Brigada Militar e o Programa Vida no Trânsito.

 
Texto: Gustavo Roth
Edição: Gilmar Martins
7 visualizações0 comentário
bottom of page