top of page
  • Foto do escritorEPM

Prefeitura forma 44 novos agentes de fiscalização de trânsito e transporte


Novos agentes vão atuar para qualificar a mobilidade urbana. Foto: Alex Rocha/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, nesta segunda-feira, 4, a cerimônia de formatura de novos agentes de fiscalização de trânsito e transporte que passam a atuar na qualificação da mobilidade urbana de Porto Alegre. O evento, que lotou as dependências do auditório do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, do Secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

"Sem mobilidade humana a cidade não funciona. É algo essencial para a vida dos cidadãos. Desejamos as boas-vindas aos novos agentes e que a turma nova se some à antiga que merece todo nosso aplauso e respeito. Imediatamente essas equipes vão às ruas para trazer mais segurança viária à nossa Capital" - Prefeito Sebastião Melo.

Os 44 novos agentes passaram por curso de formação teórica e prática de 516 horas distribuídas em 26 módulos, conforme conteúdo programático determinado pela portaria nº 966/2022, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). “Estes profissionais estão aqui graças a uma atitude de anos atrás, em que decidiram se preparar para um concurso público e para o qual tiveram que abdicar de outras atividades para se dedicar a alcançar este objetivo, esta nova profissão. Parabéns pela conquista que agora se materializa”, ressaltou o secretário de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior.

Os agentes Eduardo Frick Pereira e Natalia Gregory representaram os formandos em um discurso que valorizou toda a dedicação e os objetivos alcançados: “acreditamos que nossa turma foi a mais resiliente de todas, sem desmerecer nenhuma das outras. Com muita persistência, 12 semanas de curso e mais seis de monitoria, o treinamento foi marcado por muita cumplicidade e alguns QRMs”, os contratempos, já na linguagem operacional".

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destacou o momento significativo que simboliza a confirmação do crescimento e os novos investimentos da empresa. “Estamos agregando uma força, um sangue novo para as nossas atividades no momento em que investimos em novos equipamentos, uniformes, na qualificação de todo o sistema semafórico da Capital. O papel dos agentes é decisivo na melhoria da prestação de serviços para que a cidade funcione melhor e tenhamos um trânsito mais harmônico”, afirmou Bisch Neto.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), órgão gestor do trânsito e transporte em Porto Alegre, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana, além de conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade através de ações educativas, fiscalização e engenharia de tráfego, e assim fortalecer a cultura da mobilidade segura e responsabilidade no trânsito.


 

Texto: Gustavo Roth

Edição: Gilmar Martins

36 visualizações0 comentário
bottom of page