top of page
  • Foto do escritorEPM

Prefeitura entrega kits escolares voltados para a mobilidade urbana


Emef Prof. Anísio Teixeira é a quarta instituição de ensino a receber os materiais

A prefeitura entregou kits, nesta terça-feira,  2, para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira, no bairro Hípica.  O objetivo é inserir o tema trânsito de forma permanente no currículo da rede municipal de ensino. Esta foi a quarta instituição contemplada no projeto piloto de cooperação entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Foram entregues 927 kits, compostos por caderno, lápis, borracha, régua e um estojo que pode ser customizado pelos estudantes.


O material é ilustrado com a temática de mobilidade. Anteriormente, os professores da instituição passaram por uma capacitação sobre o tema na Escola Pública de Mobilidade da EPTC. 


Já haviam sido beneficiadas as escolas de ensino fundamental Vila Monte Cristo, do bairro Vila Nova, Migrantes, do bairro Anchieta, Aramy Silva, do bairro Camaquã. A realização de projeto ocorre sem qualquer repasse financeiro entre os órgãos. Ao todo, contando com a ação desta terça, já foram entregues 2.888 kits foram entregues.


Para o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, a entrega dos kits simboliza a participação da escola neste projeto importante. “Colocar de forma institucional a educação voltada para a mobilidade nas instituições de ensino de forma permanente e transversal, principalmente na primeira infância, acarretará em uma maior efetividade para formar cidadãos para um trânsito mais seguro”, avalia Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.   


O coordenador de educação para a mobilidade da EPTC Diego Marques disse que o grande objetivo do projeto é estimular os professores a trabalhar a segurança no trânsito com as crianças para evitar acidentes. “O projeto visa estimular o professor a desenvolver ações focadas em mobilidade para a comunidade escolar, o que irá gerar adultos conscientes sobre o tema"


Esta cooperação faz parte das atividades da Escola Pública de Mobilidade da EPTC. E também visa a servir de modelo para incentivar outros municípios do Rio Grande do Sul a realizarem ações conjuntas entre suas secretarias de Mobilidade e Educação para promover a diminuição dos índices de feridos em acidentes com envolvimento de escolares. As escolas que tiverem o interesse em aderir ao projeto devem entrar em contato pelo e-mail educ@eptc.prefpoa.cm.br.


Outras ações da Escola Pública de Mobilidade da EPTC previstas para esta semana:


Terça-feira, 2

18h30 - Projeto CFC Amigo da EPTC, palestra para alunos do CFC Touring, bairro Cidade Baixa


Quarta-feira, 3

10h - Blitz educativa para motos, bairro Lomba do Pinheiro

10h - Projeto Educação Social e Mobilidade, para educadores da Obra Social do Imaculado Coração de Maria, bairro Passo das Pedras

13h30 - Programa Um dia de Agente com rodoviários. Para participar, acesse este link


Quinta-feira, 4

9h30 - Blitz Bike, bairro Praia de Belas 15h30 - Blitz Bike, bairro Praia de Belas


Sábado, 6

9h - Ação na Ciclovia do Pontal do Estaleiro

15h - Ação na Ciclovia do Pontal do Estaleiro


 

Texto: Rafael Cabeleira

Edição: Gilmar Martins









60 visualizações0 comentário
bottom of page