top of page
  • Foto do escritorEPM

Prefeitura debate sobre a rede cicloviária com entidades ligadas ao comércio


Projeto propõe ampliação dos atuais 70 quilômetros para mais de 100 km de rede cicloviária até 2024. Aline Rimolo/ SMMU/ PMPA

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), deu continuidade nesta quinta-feira, 21, à série de reuniões com diferentes setores da sociedade, recebendo instituições ligadas ao comércio, serviços e indústria. Os encontros, que se iniciaram no dia 12 de julho na Câmara de Vereadores, têm como objetivo apresentar a proposta de revisão e expansão da malha cicloviária. Na próxima semana, o encontro será com cicloativistas. 


“Esperamos ao final desse processo construir um projeto bastante sólido para a rede cicloviária da Capital. Nesses dois primeiros encontros, já recebemos contribuições bastante positivas para embasar os próximos passos da prefeitura na implantação das futuras redes”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A diretora de Mobilidade Urbana, Carla Meinecke, apresentou o estudo desenvolvido pelas equipes técnicas do setor e da Empresa Pública de Transporte Público (EPTC). O trabalho mostra a malha existente nas diferentes regiões na cidade, o que já está previsto para ser implementado em financiamentos e os pontos em que há necessidade de conexão. 


“Foi um debate muito rico e esclarecedor. É importante aliarmos a nossa análise técnica com a percepção das entidades. Ao final teremos um bom material para qualificar a mobilidade ativa em Porto Alegre”, afirma Meinecke. 

Além das contribuições recebidas sobre os locais em que há ciclovias, os participantes levantaram a necessidade de bicicletários em pontos específicos da cidade e questionaram sobre as diferentes tipologias da malha cicloviária. Participaram também da reunião o adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e a coordenadora de Mobilidade Sustentável da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Andrea Feltes. 


Ciclovias - Atualmente Porto Alegre tem 70 quilômetros de malha cicloviária, sendo 57,59 km de ciclovia, 9,35 km de ciclofaixa e 3,05 km de rede compartilhada. O projeto propõe que a ampliação ultrapasse os 100 quilômetros até 2024. De janeiro de 2021 até maio deste ano foram implementados 11,27 km. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões.


 

Texto: Aline Rimolo

Edição: Gilmar Martins

45 visualizações0 comentário
bottom of page