top of page
  • Foto do escritorEPM

Porto Alegre registra 181 ocorrências de trânsito no feriado estendido de Finados


Cinco veículos foram flagrados circulando acima de 100 km/h na Capital. Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA/Arquivo

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) apresenta o balanço da fiscalização de trânsito na Operação Finados. Realizada pelos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a ação contabilizou 19.685 veículos fiscalizados e 181 ocorrências de trânsito. O período analisado foi de quarta-feira, 1, às 14h, até segunda-feira, 6, às 12h. Do total, 118 ocorrências tiveram apenas danos materiais, além de 54 sinistros com feridos e um registro com óbito.

“Em períodos nos quais a cidade fica mais vazia, reforçamos as ações de fiscalização e educação para prevenir as ocorrências por excesso de velocidade. Os condutores devem ser mais cautelosos quanto à segurança viária, para perceber os riscos e, assim, reduzir o número de vidas perdidas nas vias da Capital”, avisa o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Excesso de velocidade - Cinco veículos foram flagrados com velocidades acima de 100km/h nas ruas de Porto Alegre. Uma motocicleta circulava a 136 km/h na avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido bairro-Centro. Além disso, outros quatro automóveis trafegavam muito acima do permitido: 115 km/h, 111 km/h, 109 km/h e 107 km/h, respectivamente.

De acordo com o Programa Vida no Trânsito, os principais fatores que resultam em morte na capital gaúcha são conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regular, excesso de velocidade e ingestão de bebida alcoólica.

Houve ainda registros de cinco atropelamentos por automóvel, um por motocicleta e dois por ônibus. Neste período, os agentes da EPTC realizaram 57 operações com o objetivo de coibir o excesso de velocidade, nas quais foram flagrados 1.814 veículos ao trafegar acima do limite da via.

Segurança Viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito.

Educação - Além das ações de fiscalização, operações com radar e a Balada Segura, a EPTC promove diariamente iniciativas educativas por meio da Escola Pública de Mobilidade e oferece gratuitamente, no portal de ensino à distância eadeptc.com.br, o curso on-line Motociclista Consciente, entre outros direcionados à segurança no trânsito.

Vida no Trânsito - Porto Alegre integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, e desde 2012 faz a análise de todos os sinistros de trânsito com vítimas fatais, com o objetivo de identificar os fatores e condutas de risco que resultaram em ocorrências com mortes. As causas de sinistros de trânsito decorrem, na sua maioria, de ações comportamentais dos usuários das vias.

 
Texto: Caroline Callai (estagiária) / Supervisão: Gustavo Roth
Edição: Cristiano Vieira
8 visualizações0 comentário
bottom of page