top of page
  • Foto do escritorEPM

Pedal da Paz vai reunir ciclistas em passeio na Orla do Guaíba


Participam adeptos da bike em trajeto de dez quilômetros na Orla. Imagem: Gustavo Roth / PMPA

Para incentivar a mobilidade ativa aliada à atividade física, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza na manhã deste sábado, 9, o 3º Pedal Paz, tradicional passeio ciclístico na Orla do Guaíba. A terceira edição do evento, que faz parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, ocorre na semana do Dia Internacional do Ciclista, 15 de abril, e vai reunir adeptos da bicicleta em um trajeto de dez quilômetros na orla. “A ação vai ao encontro de uma tendência mundial de incentivo à mobilidade ativa como uma das principais estratégias do urbanismo para oferecer uma alternativa de transporte sustentável aliado à prática de atividade física”, destaca o diretor presidente da EPTC, Paulo Ramires.

A concentração acontece a partir das 9h na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro e, após uma sessão de alongamento com orientação com profissional de educação física, o passeio inicia-se às 10h. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através deste link e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre.

No fim do passeio, a EPTC irá receber os ciclistas para uma confraternização em que os inscritos vão concorrer a uma bicicleta com aro 29 e freio a disco, doada pela MBike Store. Haverá premiações para os participantes que se destacarem nas seguintes categorias: bike mais colorida, bike mais original, bike fantasia, bike pet, maior grupo organizado, ciclista mais jovem e ciclista mais idoso.

O evento conta com o apoio voluntário de lojas de bicicleta (bike shop) e clubes de ciclismo, como Ciclerama, PedAlegre, Liga Gaúcha de Ciclismo, Pedal das Gurias, Tembici, Pedal da Inclusão, Viva Bike Tour Poa, Pedal Maravilha, Respeita Nosso Pedal, Bike Polo, Bike Anjo, Volta Bike e Cataventus - Liga de Super Heróis, que ajudam a divulgar e trazer o público. Para quem deseja utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas BikePOA, as estações números 7 e 19, próximas da praça Júlio Mesquita, vão operar com sua capacidade plena.

Itinerário do Pedal da Paz - Início na praça Júlio Mesquita, av. Pres. João Goulart, av. Edvaldo Pereira Paiva (B/C), rua Fernando Lúcio da Costa (rua B), av. Edvaldo P. Paiva, av. Pres. João Goulart até retornar para a praça Júlio Mesquita.

O passeio ciclístico tem o objetivo de valorizar a vida por meio de ações educativas, com reforço à cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias do trânsito. Além de contribuir para soluções de mobilidade sustentável, sobretudo em ciclovias e espaços públicos compartilhados. Em caso de chuva, o evento será transferido e informado nos canais oficiais da EPTC. O mapa com a localização de todos os trechos de infraestrutura cicloviária já implantados na Capital e das estações de aluguel de bike está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade.

 

Texto: Gustavo Roth

Edição: Andrea Brasil




92 visualizações0 comentário
bottom of page