top of page
  • Foto do escritorEPM

Pedal da Paz reúne mais de 500 ciclistas na Orla


Evento faz parte das comemorações dos 251 anos de Porto Alegre e dos 25 anos da EPTC. Foto: Gustavo Roth/EPTC/PMPA

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou na manhã deste sábado,15, a quarta edição do Pedal da Paz. O evento teve concentração na praça Júlio Mesquita em frente à Usina do Gasômetro e reuniu mais de 500 participantes. Participaram diferentes grupos de adeptos da mobilidade ativa, como famílias com crianças e pets, super heróis, agentes de fiscalização de trânsito, guardas municipais e o pedal da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs).

O tradicional passeio ciclístico, alusivo ao Dia Internacional do Ciclista, faz parte das comemorações dos 251 anos de Porto Alegre e da comemoração dos 25 anos da EPTC. “Com essa quarta edição do Pedal da Paz, além de incentivar o uso da bicicleta, modal muito importante para a mobilidade urbana das cidades, queremos chamar a atenção para a importância de que todos façam a sua parte para termos um trânsito mais seguro”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro.

O trajeto realizado pelos ciclistas foi de dez quilômetros na Orla com o objetivo de reforçar a cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias em relação à mobilidade urbana. “O trânsito é o maior ambiente social que temos, onde encontramos diferentes perfis. É fundamental que cada um respeite o espaço do outro e que se desenvolva a empatia no trânsito. Todos têm direitos e obrigações, sejam pedestres, motoristas ou ciclistas e devem exercê-los com o mesmo comprometimento”, concluiu o presidente da EPTC, Paulo Ramires.

O evento contou também com a doação de uma bicicleta com aro 29 e freio a disco, nova, da Panther Bikes, que foi sorteada no final para os participantes inscritos. Entre as atrações, foram realizados também outros sorteios e homenagens aos ciclistas presentes. Houve também atividades educativas de trânsito pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC, sessões especiais de quiropraxia da clínica Coluna Prime e uma mesa de hidratação promovido pela construtora MRV.

 
Texto: Jaqueline Moura
Edição: Gilmar Martins

20 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page