Mostra cultural valoriza protagonismo de idosos para trânsito mais seguro
- Escola Pública de Mobilidade

- há 6 dias
- 1 min de leitura

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por meio do Programa Pedestre Idoso da Escola Pública de Mobilidade, realizou nesta quarta-feira, 3, a mostra cultural Expo Versos da Mobilidade, que reúne produções literárias e artísticas criadas por grupos da terceira idade.
A ação, apresentada na sede da EPTC, é desenvolvida em parceria com o Grupo Maturidade Ativa, do Serviço Social do Comércio (Sesc) Protásio Alves, instituição que promove serviços e atividades à população, especialmente aos trabalhadores do comércio e seus dependentes.
Uma das responsáveis do Programa Pedestre Idoso, a agente Luciana Pereira, destacou o envolvimento e a expressão dos participantes. “Estes poetas da terceira idade escreveram sobre mobilidade a partir de suas vivências, e o resultado é uma mostra sensível e potente. O projeto aproxima literatura, mobilidade e dá voz às pessoas idosas para transformarem suas memórias em expressão artística”.
A assistente social e representante do Sesc, Sandra Yanzer, ressaltou a importância da iniciativa: “Foi especial ver as pessoas idosas registrando suas memórias e reconhecendo seu lugar na cidade. Esta parceria reforça a valorização, a autonomia e o protagonismo dessa população.”
Maturidade Ativa - A exposição é resultado do projeto piloto Versos da Mobilidade, desenvolvido 2025 para incentivar participantes do Maturidade Ativa a expressarem suas experiências no espaço urbano e refletirem sobre convivência, segurança e cuidados no trânsito. A iniciativa busca ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados pela população 60+ e reforçar práticas de prevenção de atropelamentos.
Texto: Guilherme Fávero (estagiário)/ Supervisão: Gustavo Roth
Edição: Tatiana Bandeira





Comentários