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Mais da metade das ligações ao Samu não revertem em atendimento


Alto índice é um constante desafio para as equipes de regulação e da assistência. Cristine Rochol/PMPA SMS

Das 18.395 ligações recebidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no mês de maio, apenas 43% viraram realmente atendimentos, chegando a 7.941 chamados. Os outros 57% dividiram-se em pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência em saúde (3.572 = 19,40%), ligações por engano (2.353 = 12,80%), ligações interrompidas (2.331 = 12,65%), chamadas repetidas - quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato (852 = 4,60%), trotes (789 = 4,29%) e fora da área de abrangência do Samu (483 = 2,65%).

“Em muitos casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Ana Carolina Stein. O alto índice é um constante desafio para as equipes de regulação e da assistência.

O número total de ligações foi 6% maior na comparação com abril, quando o serviço recebeu 17.385 chamados, dos quais 3.224 por pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência (18,5%). Ao entrar em contato com o serviço, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Aplicativo - É possível acionar o serviço por aplicativo no celular, denominado Chamar 192, disponível nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o aplicativo, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição para ligações futuras, agilizando o atendimento. O aplicativo oferece ainda a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.

Como utilizar o Samu de forma correta: - Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192. - Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.). - Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida. - Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico. - Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local. - Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência: Bombeiros – 193 Brigada Militar – 190 Defesa Civil – 199 EPTC – 118 Fala Porto Alegre – 156 Polícia Civil – 197 Polícia Rodoviária Federal – 191 Polícia Federal – 194 Samu – 192

 

Texto: Vanessa Conte

Edição: Andrea Brasil

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