top of page
  • Foto do escritorEPM

Instituições recebem certificação do projeto Empresa Amiga da EPTC


Projeto tem como objetivo reduzir as ocorrências de trânsito junto aos colaboradores das empresas. Foto: Gustavo Roth/EPTC/PMPA

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação realizaram na manhã desta sexta-feira, 2, a entrega de certificados do Projeto Empresa Amiga da EPTC. Representantes de 24 empresas participantes foram agraciadas pela parceria com a Escola Pública de Mobilidade da EPTC que tem como objetivo reduzir de forma efetiva as ocorrências de trânsito junto aos colaboradores de empresas, assim como estreitar relações com os parceiros.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana Matheus Ayres destacou a mobilidade e o trânsito como parte do cotidiano de todas as pessoas. “O ambiente nas ruas é muito inseguro e atitudes em prol da segurança são muito importantes, pois tais ações não ocorrem sozinhas e as empresas fazem parte deste processo”. Para a chefe de gabinete da EPTC, Giovana Albo Hess, o trabalho de convencimento, conscientização e empatia é fundamental neste treinamento. "Somos 1.200 funcionários e agimos também como multiplicadores de ações comportamentais”, resumiu.

Dentre as empresas que participaram da certificação, o coordenador de segurança, saúde e meio ambiente da Motormac, Herllon Daniel Leite de Souza, reiterou o quão é importante este trabalho junto à iniciativa privada. “A atuação da EPTC gera consciência e responsabilidade, valores fundamentais para um trânsito seguro e responsável”. Já a coordenadora de Cultura Organizacional da Vitlog, Diolete Silva, expressou a satisfação de sua empresa ter uma parceria de 11 anos com a EPTC. “Este trabalho feito pelo setor público fortalece a segurança e protege nossos familiares. É uma corrente do bem e pela vida” concluiu.

O coordenador da Escola Pública de Mobilidade, Diego Marques, ressaltou que as empresas participantes do projeto se qualificam em eficiência, mobilidade e segurança. "Isso propicia uma grande contribuição em nosso trânsito”, finalizou.

A redução do número de mortos e feridos decorrentes de sinistros de trânsito é um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente. Em Porto Alegre, a média é de 70 óbitos no trânsito nos últimos três anos, além de 5.000 pessoas feridas. Apesar de ser um índice relativamente baixo, se comparado com outras capitais brasileiras, ele representa uma perda inadmissível para a sociedade.

Através do projeto, a EPTC certifica e classifica anualmente as empresas que aplicam, de forma continuada, políticas de prevenção à acidentalidade junto aos seus funcionários e equipamentos usados em suas rotinas, com objetivo de proporcionar mais segurança nas vias públicas.

Empresas Participantes em 2022: Categoria OURO Vitlog Transportes

Categoria PRATA Ambev Sesc Senac

Categoria BRONZE Grupo Protege Mob - Mobilidade em Transportes Auto Viação Presidente Vargas Ciber Equipamentos Rodoviários Raizen

Categoria COBRE Fida Bolognesi Empreendimentos Associação Leopoldina Juvenil Jamef Transportes Grupo Motormac TLSV Serviços em Telecomunicações Grupo Troca Toyota Car House

Certificações (1ª participação) Braile Distribuidora Brinks CETP Telecomunicações EQS Engenharia Clemar Engenharia Macromaq Terraville VAP

 

Texto: Rafael Cabeleira

Edição: Gilmar Martins


251 visualizações0 comentário
bottom of page