top of page
  • Foto do escritorEPM

Feira do Livro: EPTC faz ação sobre o consumo de álcool no trânsito

Dinâmica utiliza óculos imersivos que simulam os efeitos do álcool no organismo. Foto: Alex Rocha/PMPA

Proporcionar a experiência da influência da ingestão do álcool ao dirigir e os riscos causados por esta prática, em um ambiente seguro, é o objetivo da atividade apresentada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) neste sábado, 12, no estande da prefeitura na 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A experiência é mais uma ação do movimento A gente vive. A gente cuida.


A ação educativa Alcoolemia no Trânsito é uma dinâmica aberta ao público que utiliza óculos imersivos que simulam os efeitos do álcool no organismo. Na atividade os participantes podem vivenciar o quanto seus sentidos são alterados em razão da ingestão de altos níveis de álcool.


O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, alerta para os comportamentos de risco e convida os visitantes da feira do livro para a reflexão. “O consumo de álcool e o excesso de velocidade, são os principais fatores que levam aos acidentes de trânsito. É preciso conscientizar todas as pessoas sobre a importância do autocuidado e a responsabilidade com todos ao dirigir para conter o número de vítimas em nossas ruas”, destaca Ramires.


Educação - A EPTC promove diariamente iniciativas educativas por meio da Escola Pública de Mobilidade e oferece gratuitamente no portal de ensino à distância, eadeptc.com.br, diversos cursos direcionados à segurança no trânsito.


Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.


Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. 


A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.


 

Texto: Gustavo Roth

Edição: Gilmar Martins

35 visualizações0 comentário
bottom of page