top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC realiza Programa Um Dia de Agente especial com mulheres


Servidoras do transporte público participaram da atividade. Foto: Aline Rimolo/EPTC

Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou o Programa Um Dia de Agente alusivo ao Dia Internacional das Mulheres. A edição especial contou com seis mulheres que atuam como motoristas de táxi e lotação e na área administrativa da Carris.

O secretário da Mobilidade Urbana, Adão Castro Júnior, o adjunto, Matheus Ayres, e o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, estiveram presentes no começo da atividade. "É importante a participação desse grupo no nosso projeto, que tem como principal foco mudar a cara da EPTC perante a sociedade, ao mostrar o desafio que as equipes de fiscalização passam todos os dias para que tenhamos um trânsito mais seguro”, destaca Castro Júnior.

“É uma satisfação termos aqui seis mulheres que contribuem para a mobilidade urbana, atuando em diferentes modais e levando para as suas categorias informações importantes para que sejam multiplicadoras do trabalho desenvolvido nas ruas da Capital”, comenta Ramires.

As servidoras do transporte público, da categoria de ônibus, Rafaela Milani, Rita Baldin Prates e Dariane Martins Erig, as taxistas Andréia Aparecida Ribeiro Terres e a Raquel Rosa Lopes e a motorista de van escolar Zamara Ramos Ferreira foram as participantes do programa. A ação foi conduzida pelas agentes de fiscalização de Trânsito e Transporte Thays Zitto, Thayony Chagas e Sarah Ferreira.

“Essa é uma grande oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho e as dificuldades que enfrentamos diariamente nas ruas. Além de agentes de fiscalização, somos mulheres e muitas de nós mães e levamos o cuidado que temos com as nossas famílias para a sociedade”, afirma Zitto.

As convidadas da edição especial vivenciaram a rotina dos agentes de trânsito por três horas. Durante este período as mulheres passaram por uma exposição teórica, conheceram o trabalho da Central de Monitoramento e participaram da fiscalização nas ruas de Porto Alegre.

“Achei muito importante para me conscientizar dos dois lados, enquanto motorista e agente que atua nas ruas. É um trabalho muito importante, principalmente para a redução de acidentes e para o cuidado das vias", comenta a taxista Andréia Aparecida Ribeiro Terres.

Elas receberam a certificação de participação do Programa Um Dia de Agente das diretoras da SMMU, Maria Cristina Molina e Carla Meinecke e pela chefe de gabinete da pasta, Raquel Levinski.

Dia de agente - Criado em 2017 por meio do programa permanente de educação para o trânsito, o programa tem o objetivo de dar transparência e aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana em Porto Alegre. Mais de 460 pessoas já participaram da experiência, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais. Para participar, acesse aqui ou o portal.

 
Texto: Caroline Callai (estagiária) /Supervisão de Aline Rimolo
Edição: Lissandra Mendonça
18 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page