top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC realiza edição do programa Um Dia de Agente com prefeitos de praças


Cerca de 20 prefeitos de praças já participaram da atividade neste ano. Foto: Aline Rimolo/ SMMU / PMPA

Aconteceu nesta terça-feira, dia 18, mais uma edição do programa Um Dia de Agente, desta vez com sete prefeitos de praças. No total, 19 prefeitos já participaram da ação neste ano. Ao longo da tarde, eles vivenciaram a rotina dos agentes de trânsito ao passarem por uma exposição teórica, conheceram o trabalho da Central de Monitoramento e participaram da fiscalização nas ruas de Porto Alegre,. Além de conhecer o processo de confecção de placas, na gerência de mobiliário e sinalização viária (GMSV) e o fluxo, desde o pedido de projeto de sinalização nova até a confecção e a instalação final.

“Esse programa serve como uma ferramenta para mudar a imagem da instituição e do fiscal de trânsito, ao dar transparência sobre o trabalho desenvolvido pela EPTC. Durante as cerca de três horas que ficamos com os participantes mostramos desde as ações que flagramos diariamente, enquanto fiscais nas ruas, como o trabalho que é feito internamente e que tem impacto na segurança viária da população”, destaca o agente de fiscalização de trânsito e transporte, Denis Andrade Pereira.

A gerente dos prefeitos de praças, Regina Machado, acompanhou o começo da atividade e reforçou a importância da participação dos prefeitos no programa. “Estamos proporcionando aos prefeitos que vivenciem a estrutura da prefeitura e este programa é uma forma de que eles conheçam a estrutura da mobilidade”, afirma.

"Fiquei surpresa quando fomos apresentados para toda a demanda que a EPTC recebe e o que realmente é feito pela instituição. Eu imaginava que o trabalho do órgão se limitava a ações de fiscalização, mas vi que é muito maior ao conhecer o trabalho de manutenção e confecção da sinalização da cidade inteira”, comentou Enilda Dias Ferreira, prefeita da praça Senador Alberto Pasqualini, que fica em Ipanema.

Dia de Agente - Criado em 2017 por meio do programa permanente de educação para o trânsito, o programa tem o objetivo de dar transparência e aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana em Porto Alegre. Mais de 460 pessoas já participaram da experiência, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais. Para participar, acesse aqui ou o portal.

Prefeitos de Praças - Os gestores voluntários dos espaços públicos têm a missão e responsabilidade de contribuir com o município nos cuidados com a zeladoria da cidade, e ainda, auxiliar na manutenção, conservação e preservação ambiental dos espaços públicos de Porto Alegre.

 
Texto: Aline Rimolo
Edição: Cristiano Vieira
11 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page