top of page

EPTC realiza blitze educativas para segurança de motociclistas


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza blitze educativas para conscientizar motociclistas sobre uma pilotagem mais segura durante a pandemia do novo coronavírus. Na abordagem, é verificado o estado de conservação dos veículos, enquanto a equipe de educação orienta os condutores sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e proteção, a higienização das motocicletas, utilização de máscara e álcool gel. A cada semana, as equipes atuam em uma zona diferente da Capital. Nesta quarta-feira, 19, a ação ocorreu à tarde na avenida Osvaldo Aranha, em frente ao Auditório Araújo Vianna. 



As blitze são de caráter apenas educativo e preventivo, com o intuito de evitar acidentes com envolvimento de motocicletas e mais vidas perdidas no trânsito. Além da verificação do estado do veículo e orientação sobre o uso dos equipamentos de proteção, os motociclistas que passarem pelas blitze educativas recebem um “kit educativo”, com folder, máscara e um cordão com mensagens instrutivas. Os condutores também são convidados a assistir vídeos educativos sobre os procedimentos de segurança e higienização dos veículos, que ficam disponíveis na televisão de uma das viaturas, e são apresentados à plataforma de ensino à distância da EPTC, onde podem-se capacitar gratuitamente.

Acidentalidade - De janeiro a julho de 2020, quinze motociclistas perderam a vida no trânsito em Porto Alegre. Em julho, duas das três mortes registradas foram de motociclistas. O excesso de velocidade durante a pandemia do coronavírus também é alarmante. No último mês, a média de flagrantes de veículos acima de 90km/h nas vias da Capital teve um aumento de 96,26% em comparação ao mesmo período no ano passado, de 134 para 263.

Texto: Ana Carolina Parise (estagiária) Supervisão: Gustavo Roth

Imagem: Gustavo Roth

38 visualizações3 comentários
bottom of page