top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC realiza atividade educativa para o trânsito na Escola Liberato Salzano


Ação ocorreu nesta quinta-feira no bairro Sarandi. Foto: Aline Rimolo / EPTC / PMPA

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram, nesta quinta-feira, 23, uma apresentação para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. A ação marcou o começo das aulas e reforçou, de forma lúdica, a importância dos cuidados ao atravessar a rua.

“A educação é um dos pilares do trabalho desenvolvido na Mobilidade. A conscientização das crianças sobre a importância de atravessar na faixa e o papel de cada um é fundamental para termos um trânsito mais seguro, já que elas são multiplicadoras da informação nos seus lares”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.

A coordenadora da equipe de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Célia Cristiane Peres, ressaltou a parceria da escola com a EPTC. “Queremos continuar com essa parceria porque ela traz resultados significativos para a nossa rede municipal. Todas as causas, principalmente o que envolve a mobilidade urbana, temos que abraçar”, afirma.

A escola é uma das cinco que faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Smmu, através da EPTC, e a Smed para inserir o tema do trânsito no currículo escolar do município de forma transversal e continuada durante o Ensino Fundamental. “Queremos chegar a pelo menos 15 escolas conveniadas até o final de 2023. O convênio nos permite entrar na escola e reforçar as regras de trânsito”, salienta o coordenador da Escola Pública de Mobilidade, Diego Marques.

As crianças das escolas conveniadas recebem kits com lápis, régua, borracha, estojo para customizar e caderno. Os professores têm acesso ao Manual do Educador, cartilha que mostra como abordar a educação para o trânsito em sala de aula. Para acessar o manual do educador clique aqui.

Segurança viária - No período de férias escolares, a prefeitura aproveitou para reforçar e revitalizar a sinalização viária do entorno da escola. Foram implantadas novas faixas de travessia de pedestre, legendas escola, pare, reforço da velocidade máxima da via que é de 30 km/h, totalizando 340 metros quadrados de tinta. Além disso, também foi contemplada a sinalização vertical, com a implantação de 12 placas e instalados três redutores de velocidade do tipo lombada física.

Plano de segurança - As atividades educativas fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável, que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. O plano segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda 2030.


 

Texto: Aline Rímolo

Edição: Lissandra Mendonça


14 visualizações0 comentário
bottom of page