top of page

EPTC realiza ação de volta às aulas na Escola Erico Verissimo


A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizaram na manhã desta quarta-feira, 19, ação de volta às aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Erico Verissimo. A partir das 7h, a equipe divertiu as crianças com apresentações musicais e atividades focadas na educação para o trânsito, na companhia do mascote da EPTC, o Azulito.

A Emei Erico Verissimo atende crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade. A coordenadora do Núcleo de Cultura e Diversidade da Smed, Cristina Rolim, explica a importância dessas ações na primeira infância: “As crianças vão aprendendo. Cada momento que tratamos desse tema é uma forma de entendimento que elas vão tendo e isso solidifica o conhecimento. Quando a escola aborda o tema, desde pequenos eles vão gravando as cores e os significados.” A diretora da escola, Letícia Saldanha Pereira, conta que essas atividades são fundamentais para a disseminação de conhecimentos para além do espaço educativo. “Interagir com projetos de educação no trânsito faz com que os pequenos levem para as famílias os aprendizados. As crianças são muito receptivas e, de uma forma muito tranquila e natural, vão brincando e já tendo contato com esses assuntos de grande importância”, complementa.

Juranes Guimarães Castro, da CEM, reforça que a educação no trânsito é para a vida toda, sendo importante começar na educação infantil. “Nessas ações, primeiro trabalhamos a questão das cores e formas geométricas. O trânsito é basicamente comunicação. Abordamos as cores do semáforo, os objetos, figuras de trânsito. Assim as crianças já conseguem absorver o conhecimento e também distinguir os sinais de trânsito. Aliamos a parte lúdica, já que a música, independente da idade, traz o chamamento para a criança, com melodias e letras fáceis", relata. Na sua avaliação, a educação de trânsito começa na concepção do indivíduo. "As atividades lúdicas trabalhadas com o Azulito, com placas e músicas, faz com que no futuro as crianças se tornem bons pedestres e depois, se quiserem, condutores também."

As ações de volta às aulas da CEM, em conjunto com a Smed, terminam nesta quinta-feira, 20, com atividades programadas para o Colégio Luterano da Paz, às 11h.

Texto de: Estagiária Ana Carolina Parise com supervisão de Gabriela Duarte Edição de: Taís Dimer Dihl

Foto: Gabriela Duarte

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

14 visualizações0 comentário
bottom of page