A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza no mês de maio diversas ações alusivas à campanha Maio Amarelo com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população quanto a um trânsito mais seguro. Neste ano o movimento tem como lema: “No Trânsito, Escolha a Vida”. A atividade de abertura na Capital ocorrerá na quinta-feira, 4, das 8h às 16h, no Largo Glênio Peres.
A equipe da Escola Pública de Mobilidade levará para o Centro Histórico manequins e peças de arte com o intuito de representar as pessoas que foram vítimas de acidentes no trânsito. A ação de abertura contará com a participação da artista plástica Carmen Seibert, que fará a exposição de seu trabalho com garrafas de vidro que são fixadas em portas e para-brisas de carros.
Além desta ação, as equipes de fiscalização e educação farão atividades ao longo do mês com diferentes públicos para reforçar o lema deste ano do Maio Amarelo. Estão previstas ainda uma caminhada com idosos e o circuito urbano, cujo objetivo proporcionar uma experiência à população sobre situações de perigo na circulação, em um ambiente controlado, que reproduz as principais causas de acidentes registrados em Porto Alegre.
Cooperação - O movimento Maio Amarelo destaca a importância da cooperação de todos para a segurança viária, informação e mobilização da sociedade para um comportamento mais seguro e pacífico com objetivo de reduzir a acidentalidade. No ano de 2023, de janeiro a março, foram registrados 145 acidentes do tipo atropelamento, resultando em 159 vítimas. Desse total, 146 eram pedestres, oito estavam dirigindo motocicleta e dois conduziam bicicleta. Desde a última atualização, foram registrados sete óbitos por atropelamento.
Comentários