top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC intensifica ações para garantir a segurança viária


Operações em parceria com as forças de segurança tem o objetivo de garantir a segurança viária

Em razão do elevado índice de sinistros de trânsito ao longo do ano de 2021 e a proximidade com as festas de fim de ano, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificou as ações de fiscalização, com apoio de diversos órgãos de segurança, para coibir excessos e garantir a segurança viária. Desde a última quinta-feira, quando teve início este esforço, 28 veículos com alguma irregularidade foram retirados das ruas.


A região dos bairros Bela Vista e Alto Petrópolis tem sido fiscalizada com apoio da Polícia Civil e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal com objetivo de reduzir assaltos cometidos por motociclistas. A Operação Duas Rodas da EPTC implantada nas ruas Carazinho, Lavras, Carvalho Monteiro, Cel. Lucas de Oliveira e avenida Nilo Peçanha flagrou diversas irregularidades nos 133 veículos abordados, que resultou no recolhimento de dez Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), além de 58 autuações. As operações devem prosseguir em outras ruas da região para garantir mais segurança para a população.


O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, alerta para o respeito à sinalização e às normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “É preciso conscientizar todos os cidadãos sobre a importância do autocuidado e a percepção do risco ao dirigir para conter o número de vítimas em nossas ruas. Os principais fatores que resultam em morte, analisados pelo Programa Vida no Trânsito, são conduzir sem CNH regular, excesso de velocidade e a ingestão de bebida alcoólica”, destaca.


Na avenida dos Estados, região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, uma operação Balada Segura especial, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), DetranRS e Polícia Civil, na madrugada do último sábado, realizou 74 abordagens que resultaram em 51 autuações por descumprimento às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e oito carros recolhidos. Na ação foram flagrados três condutores sem CNH e outros dois com o documento para dirigir suspenso ou cassado. Foram recolhidas seis carteiras de habilitação e dois CRLVs. Nesta ação, 13 condutores foram enquadrados nos artigos 165 ou 165-A do CTB por dirigir sob a influência de álcool, ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, ou recusar-se a ser submetido ao teste do etilômetro. A infração, considerada gravíssima e que resulta em 7 pontos na CNH, é um dos principais fatores de risco causadores de sinistros e trânsito.


No bairro Belém Novo, sábado à noite, outra operação Balada Segura da EPTC, em parceria com o 21º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo na Zona Sul da Capital, recolheu quatro veículos e oito CNHs, em 38 abordagens. Outros três condutores foram flagrados sem permissão para dirigir, outro indicador associado ao preocupante número de mortos e feridos no trânsito em 2021. Na operação, 11 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro e foram penalizados de acordo com a legislação.

Para conscientizar pedestres e motoristas, a EPTC realiza regularmente ações educativas e de fiscalização, como a Operação Duas Rodas, Campanha Pedestre Idoso, operações com radar e a Balada Segura, além de manter uma presença ostensiva nas ruas. “Para coibir excessos e garantir a segurança viária, em benefício da coletividade, é fundamental a colaboração de toda a população”, complementa Ramires.

O panorama geral da acidentalidade em Porto Alegre está disponível no portal de transparência da EPTC.


 

Texto: Gustavo Roth

Edição: Gilmar Martins

bottom of page