A partir desta quinta-feira, 1º, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) inicia mais uma campanha de conscientização para o trânsito seguro. Alguns motoristas que forem abordados em blitze e estiverem com o veículo e a documentação de acordo com a legislação de trânsito receberão um certificado de Condutor Legal. A ação tem como objetivo destacar os motoristas que ajudam a fazer uma cidade melhor e um trânsito mais humano.
No primeiro dia da distribuição, um dos motoristas que receberam o certificado foi Roger Machado, ex-treinador do Grêmio. Houve distribuição do material em blitze na rua Visconde Duprat, no bairro Petrópolis, e na Wenceslau Escobar, bairro Tristeza.
No ano passado, foram fiscalizados em média 4 mil veículos por mês em blitze. Dos abordados, em média, 1.700 são autuados por alguma irregularidade (42%), mas cerca de 2.300 a cada mês estão com a documentação, veículo e conduta corretos (58%). “Pensamos em uma forma de valorizar os motoristas que contribuem para um trânsito seguro. Ressaltar o comportamento conforme as regras de trânsito colabora para salvar vidas”, destaca o Diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.
Texto: Gabriela Duarte
Edição: Gilmar Martins
Comments