top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC divulga cronograma de atividades da Escola Pública de Mobilidade

Objetivo é educar sobre a mobilidade urbana e conscientizar a respeito da importância do autocuidado e a percepção do risco


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação educativa que será realizada durante a semana, de 11 a 16 de outubro. As atividades fazem parte dos projetos permanentes de educação da Escola Pública de Mobilidade, que atingem diversos públicos: idosos, crianças, centros de formação de condutores (CFC), motociclistas, empresas e usuários da mobilidade ativa, escolas e universidades, entre outros. O objetivo é educar sobre temas voltados à mobilidade urbana e conscientizar sobre a importância do autocuidado e a percepção do risco, na prevenção de sinistros de trânsito, com linguagem adequada às respectivas faixas etárias.

Coordenada pela EPTC, a Escola Pública de Mobilidade promove a Política Nacional de Trânsito, realiza ações e cursos direcionados à mobilidade e segurança no trânsito e transporte, além de atividades voltadas ao exercício da cidadania para diversos segmentos da sociedade. Desde 2017, mais de 6 mil alunos já foram capacitados em cursos promovidos pela escola.

Cronograma Segunda-feira, 11 - Ação educativa com entrega de material para idosos no Terminal Antônio de Carvalho - A atividade consiste na abordagem de pessoas idosas e motociclistas, a fim de informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Serão distribuídos materiais para divulgar práticas saudáveis para qualificar a mobilidade deste grupo etário. A ação faz parte do projeto Pedestre Idoso.

Terça-feira (feriado), 12 – Dia da Criança na Carris: atividade prática com dinâmica da criança segura, que busca interagir de forma lúdica para apresentar inúmeras situações e contribuições referentes à educação no trânsito, para oportunizar a percepção das crianças em relação ao comportamento seguro e problemas de mobilidade através de brincadeiras (perguntas e respostas/ciranda) e roda de conversa, com participação do mascote Azulito. A ação faz parte dos projetos Educação Social e Mobilidade e Escola Amiga da EPTC. Quarta-feira, 13 – Julgamento dos trabalhos inscritos na 14ª edição do Prêmio EPTC de educação. Evento com idosos no Lions Club Bento Gonçalves (Geraldo Santana): palestra para pessoas idosas no grupo do Lions no Grêmio Geraldo Santana sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Essa ação faz parte do Projeto Pedestre Idoso. Quinta-feira, 14 – Julgamento dos trabalhos inscritos na 14ª Edição do Prêmio EPTC de educação. Palestra e Ação Alcoolemia no Trânsito - Dinâmica com Óculos Simuladores de Alta Graduação Alcoólica, no consórcio Mob - Mobilidade em Transportes: objetiva a vivência dos participantes quanto aos seus sentidos alterados em função da simulação do alto nível de etanol no organismo, através da utilização de óculos DrunkBuster. A ação faz parte do Projeto Empresa Amiga da EPTC. Sexta-feira, 15 – Julgamento dos trabalhos inscritos na 14ª Edição do Prêmio EPTC de educação. Atividade Intergeracional - ONG Renascer da Esperança – Dinâmica para promover empatia e autocuidado através das ferramentas utilizadas pela Coordenação de Educação para Mobilidade para sensibilizar os jovens sobre o tema prevenção e segurança no trânsito, com foco nas pessoas idosas, que atualmente são as principais vítimas de atropelamento em Porto Alegre. Nesse sentido, busca-se oportunidades para inserir este tema em diversos espaços de educação, sejam eles formais ou informais de ensino. A ação vai reunir os adolescentes e jovens para uma atividade prática de sensibilização, em que farão uso de coletes com peso, óculos que dificultam a visão e caneleiras para simular os efeitos do envelhecimento. A ação contribui para o exercício da cidadania e faz parte do Projeto Pedestre Idoso.

Sábado, 16 - Condomínio Irmãos Maristas: ação utiliza materiais com dicas de segurança, a fim de informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito.

Ação educativa na Esplanada da Restinga – Apoio em evento da Brigada Militar e Guarda Municipal. A Coordenação de Educação vai participar do evento com o mascote Azulito. O objetivo é interagir de forma lúdica para apresentar situações e contribuições referentes à educação no trânsito, para sensibilizar crianças, através das brincadeiras, em relação aos comportamentos seguros e aos problemas de mobilidade.

 

Texto: Gustavo Roth

Edição: Gilmar Martins

Imagem: Giulian Serafim / PMPA


72 visualizações0 comentário
bottom of page