top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC desenvolve game para conscientizar sobre trânsito mais seguro


Jogo foi apresentado para alunos de escola pública no bairro Azenha. Foto: Gustavo Roth / EPTC / PMPA

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou nesta sexta-feira, 19, o game Tô Indo, em atividade realizada com alunos do segundo ano do Colégio Estadual Cel. Afonso Emílio Massot, no bairro Azenha.

O jogo educativo foi desenvolvido pela EPTC em conjunto com a Square Pix, estúdio experimental de jogos da rede de educação Ânima. Participaram alunos do curso de Jogos Digitais do campus Fapa da UniRitter.

No game, o participante deve percorrer um trajeto em uma motocicleta e respeitar as regras de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para chegar ao seu destino com vida e sem ser multado.

“O objetivo é avaliar os riscos ao colocar em prática a dirigibilidade do condutor que pode escolher dirigir com ou sem habilitação e ingestão de bebida alcoólica. Após o circuito, o jogador recebe uma avaliação com as intercorrências vivenciadas ao longo da experiência. Desta forma, podemos simular uma realidade para formar condutores conscientes para um trânsito mais seguro”, destaca a agente da Escola Pública de Mobilidade, Luciana Pereira.

O jogo está acessível neste link, tanto para celulares quanto para computadores. As escolas interessadas em participar da atividade devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Acidentes - O balanço da acidentalidade no trânsito de Porto Alegre nos quatro primeiros meses do ano, divulgado na semana passada pela EPTC, demonstrou a fragilidade e o alto índice de óbitos e feridos em motocicletas. De 11 acidentes com morte com envolvimento de motocicletas neste ano, 10 vítimas eram condutores e, destas, quatro não tinham carteira de motorista.

Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.


 
Texto: Gustavo Roth
Edição: Cristiano Vieira
80 visualizações0 comentário
bottom of page