...
top of page

EPTC amplia ações de fiscalização e educação para o trânsito

Foto do escritor: Escola Pública de MobilidadeEscola Pública de Mobilidade
Atividade da equipe de Educação para mobilidade em bolsões de motocicleta na Avenida Azenha. Foto: Aline Rimolo/EPTC PMPA
Atividade da equipe de Educação para mobilidade em bolsões de motocicleta na Avenida Azenha. Foto: Aline Rimolo/EPTC PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) amplia neste mês de dezembro as ações de fiscalização e educação para o trânsito, reforçando a conscientização nos três pontos de maior risco: álcool e direção, velocidade e falta de habilitação. De janeiro a novembro deste, ano foram registradas 80 mortes nas vias da Capital, número superior ao de 2023.


O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, diz que o aumento das mortes é observado também nas rodovias e outras capitais. "Temos organizado ações com Detran, PRF e comando rodoviário, além de atividades com os nossos agentes para buscarmos soluções para a redução das mortes”, afirma.


Na Operação Radar, os agentes de Fiscalização flagaram 1.069 veículos acima de 90 km/h, o que representa mais de 50% e é considerada infração gravíssima. Em grandes vias, Porto Alegre tem velocidade máxima de 60 km/h.


Também ocorrem blitze para verificar documentação e condições dos veículos. Dos 16.760 veículos abordados, 6.451 foram autuados. Em 70 operações da Balada Segura neste ano, foram autuados 62 motoristas por embriaguez. Já a equipe da Escola Pública de Mobilidade, promove ações voltadas para os públicos mais vulneráveis, como motociclistas e pedestres, além de um trabalho com as crianças. 


Vítimas - Das 80 vítimas fatais, 30 eram motociclistas e 28 pedestres. Do total de pessoas que perderam a vida no trânsito 76% são homens; 56% condutores de veículos, 35% pedestres e 9% ocupantes de veículos. Em relação ao horário, a maior concentração está à noite e madrugada, com 39% dos acidentes com vítima fatal registrados das 18h à meia-noite e 24% na madrugada entre meia-noite e 6h. 


De janeiro a novembro foram registrados 13.318 acidentes, sendo 5.142 com vítimas e 6.084 feridos. Em relação aos locais com mais acidentes, há quatro cruzamentos da avenida Ipiranga que apresentam o maior número de ocorrências: Ipiranga x Salvador França; Ipiranga x Silva Só; Ipiranga x São Manoel e Ipiranga x João Pessoa. O quinto cruzamento é a Bento Gonçalves x Antônio de Carvalho.  


Agenda de educação e fiscalização:


Terça-feira, 10

14h às 15h30 - Programa Empresa Amiga da EPTC, SIPAT Auto Viação Presidente Vargas - Leis da Física - Traumas e Sequelas, bairro Glória

16h30 às 17h30 - Programa Ciclista Seguro, Ação com ciclistas na avenida Ipiranga X rua João Guimarães

Quarta-feira, 11

Quinta-feira, 12

Sexta-feira, 13

Sábado, 14



 

Texto: Aline Rimolo

Edição: Lissandra Mendonça


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page