top of page
  • Foto do escritorEPM

EPTC abre inscrições para o 16° Prêmio de Educação para o Trânsito


Edição deste ano comemora os 25 anos da EPTC. Foto: Vinny Vanoni / PMPA

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. O concurso está dividido em três categorias, alunos, professores e imprensa, e cinco subcategorias com o tema No Trânsito, Escolha a Vida.

A edição deste ano é especial, pois comemora os 25 anos da EPTC e visa a incentivar comportamentos e hábitos que promovam um trânsito mais seguro. As premiações ocorrerão em cerimônia que deverá acontecer no mês de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser registradas até dia 4 de setembro pelo site ou entregue na avenida Erico Verissimo, 100 - Atendimento ao Cidadão. O edital com as regras do concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de segunda-feira, 12.

“Este prêmio é muito importante para a mobilidade urbana. A educação é um pilar forte das atividades que exercemos, pois a conscientização da importância de termos um trânsito mais seguro começa na escola, onde realizamos um trabalho bastante forte com nossas equipes”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Dentre os prêmios oferecidos estão passeios para turmas de alunos (Museu da PUCRS e Cisne Branco), tablets, troféus e medalhas. Também haverá premiação para melhor torcida no evento em que serão anunciados os vencedores.

A EPTC trabalha com projetos permanentes de educação para o trânsito desde sua criação. O prêmio atualmente está sob as diretrizes da Escola Pública de Mobilidade, criada em 2020, para incentivar ainda mais práticas e cursos em foco no exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

“O prêmio este ano tem um sentido especial, já que também é alusivo aos 25 anos da EPTC. Sempre temos uma adesão bastante grande das escolas, reflexo do trabalho desenvolvido lá na ponta, o qual ampliamos todos os anos e demonstra a mudança de comportamento que estamos construindo no trânsito”, comenta o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Para a participação da edição deste ano, os interessados deverão efetuar as inscrições conforme as categorias abaixo:

I – Categoria Aluno Podem participar todos os interessados que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino, inclusive em atividades de turno inverso. Deverão fazer um desenho ou cartaz alusivo ao tema No Trânsito, Escolha a Vida. II - Categoria Professores: Educadores que atuam em instituições de ensino públicas ou privadas, ONG em qualquer disciplina e que tenham elaborado projetos sobre o tema trânsito, relacionados à educação para mobilidade, para realização em sala de aula ou atividade de campo, nos anos de 2022 ou 2023. III- Categoria Imprensa Para profissionais de jornais, revistas, rádio, televisão e internet que tenham produzido reportagens ou séries de reportagens sobre o trânsito em Porto Alegre, com foco em notícias que disseminem uma cultura de respeito à vida, veiculadas entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

 
Texto: Caroline Callai (estagiária)/Supervisão: Aline Rimolo
Edição: Andrea Brasil
7 visualizações0 comentário
bottom of page