top of page
  • Foto do escritorEPM

Confira as atividades desta semana da Escola Pública de Mobilidade


Operação Blitz Bike será realizada nas avenidas Nilo Peçanha e Ipiranga. Foto: Pedro Piegas / PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades para conscientizar sobre trânsito seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade, direcionadas para diversos públicos, como adolescentes, crianças, motoristas, empresas, rodoviários e educadores.

Ao longo da semana, a equipe segue com atividades educativas voltadas para ciclistas sobre a importância da percepção dos riscos e do autocuidado no trânsito, assim como da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Também será feita uma pesquisa entre os ciclistas com a finalidade de mapear as ciclovias que são usadas para trabalho, lazer ou apenas como atividade física.

Os agentes vão realizar ações com motociclistas a fim de informar e conscientizar os condutores desta categoria, que lideram no índice de acidentes e mortes. As ações têm o objetivo de incentivar para a redução da velocidade e cautela no trânsito.

Além de iniciativas voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Os interessados em participar devem mandar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Plano de Segurança Viária - As atividades fazem parte do plano que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Ele segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Confira a programação da semana: Segunda-feira, 26 9h – Dinâmica Na Pele do Ciclista – Empresa Sopal – Rua dos Maias 773, bairro Rubem Berta; 10h – Teatro Programa Escola Amiga – Escola São Vicente – Avenida Pres. Franklin Roosevelt, 910 - Navegantes; 15h - Operação Blitz Bike - Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1600, ciclovia da universidade Unisinos;

Quarta-feira, 28 9h - Operação Duas Rodas para coibir excessos e reduzir a acidentalidade, bairro Santana; 9h30 - Ação educativa sobre o uso correto dos bolsões para motociclistas, na esquina da rua Dr. Sebastião leão X avenida João Pessoa, bairro Azenha;

Sexta-feira, 30 15h - Operação Blitz Bike - A. Ipiranga X avenida Erico Verissimo, junto à ciclovia; Sábado, 1º 9h30 - Ação educativa com óculos simuladores de alcoolemia, atividade intergeracional com participação do mascote Azulito - Praça Nações Unidas, bairro Petrópolis.

Obs.: Em caso de chuva, as ações poderão ser transferidas.


 
Texto: Gustavo Roth
Edição: Andrea Brasil



19 visualizações0 comentário
bottom of page