top of page
  • Foto do escritorEPM

Campanha Pedestre Idoso orienta para mais segurança no trânsito

Primeira-dama Valéria Leopoldino participou da ação em frente ao Paço Municipal nesta quinta-feira


A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Gabinete da Primeira-Dama, lançou nesta quinta-feira, 26, a campanha Pedestre Idoso 2021. A ação faz parte do Programa Vida no Trânsito, que tem como objetivos reduzir o número de lesões e mortes deste público, alertar a população sobre riscos e sensibilizar os idosos para que desenvolvam o autocuidado quando estiverem em espaços públicos.

Porto Alegre é a cidade brasileira com a maior proporção de idosos entre a população e são eles uma das principais vítimas do trânsito. Em 2020, os idosos representaram 18% dos óbitos, com 12 mortes no trânsito. Desde o início da manhã, agentes de educação para o trânsito distribuíram material pedagógico em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico.

A atividade contou com abordagem de pessoas idosas e da população em geral para informar sobre a importância do autocuidado para evitar sinistros de trânsito. Estudos da EPTC mostram que a vulnerabilidade do idoso no trânsito não é reconhecida por eles e nem por usuários da via. Foram distribuídos panfletos, sacolas ecológicas, lixeiras veiculares e sombrinhas de plástico transparente que permitem melhor visibilidade e, assim, evitam atropelamentos.


A primeira-dama da Capital, Valéria Leopoldino, disse que as pessoas precisam ter um olhar mais atento e afetuoso com os idosos. “Eles merecem respeito. Temos a responsabilidade de educar e conscientizar a nossa população", afirma. O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, ressalta as estatísticas envolvendo os idosos em acidentes de trânsito e a postura segura que os condutores devem ter na direção. “Seja como motoristas ou pedestres, precisamos ter atenção e cuidado no trânsito. A responsabilidade é de todos”, completa Ramires.

Orientações preventivas - Atenção às saídas de garagem - Cuidado com veículos em marcha à ré - Ao atravessar a via, olhe para todos os lados - Use roupas claras para ser visto pelos motoristas - Evite tapar a visão com sombrinhas e guarda-chuvas - Não utilize celular porque desvia atenção - Olhe para os dois sentidos ao cruzar um corredor de ônibus


 

Texto: Ivani Schütz

Edição: Lissandra Mendonça

Imagens: Giulian Serafim / PMPA

20 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page