top of page
  • Foto do escritorEPM

Apresentados os vencedores do XIV Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito


Prefeito ressaltou a importância de trabalhar a educação para o trânsito nas escolas

Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, nesta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou os vencedores do XIV Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. O prefeito Sebastião Melo participou da cerimônia que premiou, entre mais de 200 inscritos, os trabalhos que melhor objetivam estimular a população porto-alegrense a desenvolver atitudes que transformem, de forma positiva, a segurança no trânsito.

“Educação significa preparar a pessoa para a vida com civilidade, responsabilidade e solidariedade. A redução da acidentalidade no trânsito e a conscientização da sociedade, através da educação para a mobilidade, são pautas importantes e prioritárias em cidades educadoras, sustentáveis e inteligentes. Esse é o foco para promovermos uma mobilidade mais humana” - Prefeito Sebastião Melo


Criado em 2007, o projeto busca estimular estudantes, professores, profissionais da comunicação e público em geral a adotar comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais civilizado e humano. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, alertou para o alto índice de vítimas no trânsito em 2021. “Em novembro já ultrapassamos o número de mortes do ano passado. Para reduzir a acidentalidade, precisamos trabalhar para que os condutores, ciclistas e pedestres percebam que todos são responsáveis pela segurança”, alerta. “A participação das escolas é muito importante para transformar Porto Alegre em uma cidade melhor também no trânsito, pois o resultado ultrapassa a comunidade escolar e alcança as famílias e toda a comunidade”, complementa. O secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, salientou que a população já percebe que EPTC é uma empresa pública que quer participar da construção de uma sociedade mais responsável. “Este prêmio, que aproxima a EPTC da comunidade escolar, é um estímulo para os jovens estudantes e também para os adultos, porque mostra a importância e o compromisso que queremos com a diminuição da acidentalidade”, destacou o secretário.


Após a premiação foram certificadas as escolas parceiras do Projeto Escola Amiga da EPTC, que cumpriram suas etapas no ano de 2021. O projeto prevê a parceria de escolas públicas e privadas, situadas no município de Porto Alegre, com o objetivo de promover uma reflexão, entendimento e aproximação da comunidade escolar com o poder público. A certificação estimula as instituições de ensino a adotarem hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. As escolas certificadas foram Colégio Anchieta, Colégio São Judas Tadeu, Escola Balão Vermelho, EEEF Matias de Albuquerque, EEEF Evarista Flores da Cunha e Escola Horto Madre Raffo.



Troféus para os premiados

Lista de premiados no XIV Prêmio EPTC de Educação Categoria Imprensa 1º - Eduardo Paganella - Rádio Gaúcha / GZH Categoria Educação Infantil 1º - Turma Jardim A - Escola Balão Vermelho 2º - Isabella de Siqueira Anhaia - EEF Madre Raffo 3º - Pietra Pozzebon - Centro de Educação São Vicente de Paulo Categoria 1º e 2º anos 1º - Julia Souza Rocha - Colégio São Judas Tadeu 2º - Isabelly Borges Mattos - Escola Matias de Albuquerque 3º - Bento Guimarães - Colégio São Judas Tadeu Categoria 3º e 4º anos 1º - Julia Mielczarski von Groll - Colégio São Judas Tadeu 2º - Lilian Ribas da Silva - EEEF Matias de Albuquerque 3º - Arthur Silva de Oliveira - EEEF Evarista Flores da Cunha Categoria 5º e 6º anos 1º - Lohan Machado Scherer - Colégio São Judas Tadeu 2º - Helena Goulart Petenuzzo - Colégio São Judas Tadeu 3º - Gabriela Bandeira de Souza, Anderson Rafael Pinto e Ingrid Machado Carvalho - EMEF Migrantes Categoria 7º ao 9º anos 1º - Vinicius de Souza Fernandes - Escola Horto Madre Raffo 2º - João Pedro Barcelos Lopes da Silva - Escola Horto Madre Raffo 3º - Eduardo Jaques de Souza - Escola Horto Madre Raffo Categoria Professor 1º - Colégio Anchieta: Christiane Miranda Sisson e Renata Da Silva Marques 2º - Colégio Farroupilha: Equipe de Comunicação do Colégio Farroupilha 3º - Colégio Americano: Gabriel Schabbach Schneider e Minéia Gonçalves Teixeira

Clique aqui e acesse as fotos do evento, que também foi transmitido no Facebook da Prefeitura.

 

Texto: Gustavo Roth Edição: Lucas Barroso

Imagens: Alex Rocha/PMPA

68 visualizações0 comentário
bottom of page