top of page
  • Foto do escritorEPM

Ano letivo do ensino fundamental começa nesta segunda-feira


Cuidados sanitários e alertas sobre a Covid-19 seguem na rede municipal de ensino

Começa nesta segunda-feira, 21, o ano letivo para os alunos das escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre. Cerca de 40 mil estudantes deverão retomar as atividades presenciais. A novidade serão os 1.600 alunos que iniciarão o ano de 2022 em cinco escolas de tempo integral, em diferentes regiões da Capital. É o início da implantação do Programa Mais Tempo na Escola.

"A educação integral é uma política pública que precisamos atender, em função do plano nacional de educação. No nosso caso, a proposta é de um currículo integrado, para que possamos dar conta, não apenas dos componentes curriculares, mas também trazer toda a complementação dos temas transversais, que são trabalhados para a integralidade do aluno", explica a secretária de Educação, Janaina Audino.

A preparação das escolas foi iniciada desde os primeiros dias do ano, com a limpeza dos ambientes, feita por equipes que permaneceram trabalhando durante o recesso escolar. Além disso, as 56 EMEFs já receberam os alimentos que fazem parte do cardápio da alimentação escolar, inclusive com a previsão da refeição extra, destinada às cinco escolas municipais que passam a ser de turno integral. “Foram em torno de 27 toneladas de alimentos não perecíveis distribuídos para Escolas Municipais de Ensino Fundamental, ao longo da última semana”, explica Silvia Pauli, nutricionista da Smed. “A entrega de perecíveis é semanal, da mesma maneira que ocorre nas infantis, e será retomada a partir desta segunda-feira”, complementou.

As novas equipes de cozinha e de serviços gerais, contratadas a partir do processo seletivo dos trabalhadores temporários, começaram a se integrar às escolas a partir da última sexta-feira, 18, e estes devem completar o quadro até terça-feira, 22. Dos servidores da limpeza (Serviços Gerais), 263 já estarão em plena atividade. Na cozinha, entre auxiliares de cozinha e cozinheiros, 487 já terão assinado contrato e se apresentado às escolas.

Também foi feita a renovação de 620 regimes especiais de trabalho, pagos entre janeiro e fevereiro e retroativos a contar de 1º de janeiro desse ano, além da concessão de 300 novos regimes, de acordo com as indicações apontadas pelas direções, nos fechamentos de quadro. Para completar o quadro de RH das escolas, foi feita a convocação de 284 professores contratados e que estão sendo nomeados desde o dia 03 deste mês. Também foram nomeados professores do Concurso das diversas Áreas do Conhecimento do Ensino Fundamental, com previsão de lotação a contar de março.

No início deste mês, a prefeitura ainda autorizou a nomeação de 135 monitores para suprir a necessidade do quadro de Recursos Humanos das unidades de ensino. Parte deles será destinada ao trabalho com alunos da Educação Especial. As EMEFs também receberam novas remessas de álcool em gel para utilização pelas equipes e estudantes. Educação para o trânsito também é tema no volta às aulas da CapitalTrânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) montou uma operação para orientar, monitorar e educar pais e estudantes, ação que é realizada todos os anos e se chama Volta às Aulas. Além disso, a sinalização viária começou a ser qualificada no entorno das escolas para reduzir os riscos de acidentes.

Educação para o Trânsito – A equipe de Educação para o Trânsito visita diversas escolas durante a semana para orientar sobre atitudes de segurança no embarque e desembarque das crianças, assim como esclarecer mudanças na legislação no que diz respeito ao transporte das crianças em veículos e incentivar o uso da faixa de segurança nas travessias.

Cronograma: - Segunda-feira, 21 7h EMEF Moradas Da Hípica - Rua Geraldo Tollens Linck, 1 - Bairro Hípica, a solenidade de abertura da volta às aulas ocorrerá às 10h, 7h EEEF Bahia - Rua Professor Angelito Asmus Aiquel, 125 - Boa Vista 12h EMEF Décio Martins Costa - Rua Cristóvão Jaques, 488 - Bairro Sarandi, a solenidade de abertura da volta às aulas ocorrerá às 15h30. 12h EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha - Rua Xavier de Carvalho, 274 - Bairro Sarandi - Terça-feira, 22 7h EMEF Monte Cristo - Rua Carlos Superti, 84 - Bairro Vila Nova 7h EEEF Anne Frank - Av. Cauduro, 238 - Bairro Bom Fim 11h Colégio São Judas Tadeu - Rua Dom Diogo de Souza, 100 - Bairro Cristo Redentor 12h EEEF Rio de Janeiro - Rua Gen. Lima e Silva, 400 - Cidade Baixa - Quarta-feira, 23 7h EMEF Migrantes - Av. Severo Dullius, 183 - Bairro São João 7h EMEF Aramy Silva - Rua Chico Pedro, 390 - Camaquã 12h EMEF Professor Elyseu Paglioli - Rua Butuí, 221 - Cristal - Quinta-feira, 24 7h EEEF Gabriela Mistral - R. Carlos Pessoa de Brum, 150 - Bairro Santo Antônio 7h EEEF Evarista Flores da Cunha - Praça Inácio Antonio Da Silva Sn - Bairro Belém Novo 7h Colégio Orto Madre Raffo - Rua Dr. Carlos Flôres, 53 - Bairro Belém Novo 12h EEEF Padre Balduino Rambo - R. Humberto de Campos, 130 - Partenon 12h EEEF Doutor Martins Costa Júnior - Rua Dona Firmina, 1377 - São José - Sexta-feira, 25 7h Colégio São Francisco Menino Deus - Praça Menino Deus, 77 - Menino Deus

Transporte Escolar - Os veículos devem circular obrigatoriamente com janelas e alçapões abertos ou adotar equipamento de renovação de ar. Devem ser organizados os fluxos de entrada e saída de passageiros para evitar aglomeração. O veículo deve ser higienizado antes e depois da utilização. O transporte escolar passa por vistorias periódicas na EPTC para garantir a segurança dos estudantes. O selo azul, fixado no vidro dianteiro, indica que o escolar está apto para o serviço conforme as regras estabelecidas em legislação municipal.

Transporte Público - Serão reativadas as linhas Alimentadoras Escolares, que foram suspensas em razão das férias. Saõ elas: A1, A28, A67, A67.1, A87.6, A70, A93, A62 e A62.1, A97.1 e A97.4, A14 e A14.3, A99, A991 e A993.


 

Texto: Antônio Bavaresco e Gabriela Duarte

Edição: Andrea Brasil

Imagem: Giulian Serafim / PMPA


63 visualizações0 comentário
bottom of page