top of page
  • Foto do escritorEPM

Ações com motociclistas e idosos são destaque da agenda da Escola de Mobilidade


Objetivo das atividades é conscientizar a população para a importância de cuidados visando à segurança no trânsito. Foto: Rodger Timm / PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a agenda de atividades para conscientizar sobre trânsito seguro. As ações são realizadas pela Escola Pública de Mobilidade, direcionadas para diversos públicos, como adolescentes, crianças, motoristas, empresas, rodoviários e educadores.

A partir do sábado, 22, os agentes da EPTC irão participar do evento Salão de Motos no Shopping Iguatemi com ações educativas voltadas aos ciclistas e motociclistas. Será entregue material informativo e esclarecidas dúvidas em relação à nova legislação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) voltado para ciclomotores e bicicletas elétricas. A equipe de educação levará o óculos de realidade virtual e o de simulação de substâncias piscoativas. Os equipamentos estimulam os participantes a vivenciarem na prática situações de risco que ocorrem na vida real, uma em relação a álcool e direção e a outra relativa às situações de trânsito.

Ainda voltado para esse público, ocorrerá o Programa Motociclista Seguro, em conjunto com a Operação Duas Rodas. O programa consiste em sensibilizar os próprios motociclistas sobre a importância da percepção de risco e autocuidado no trânsito e dessa forma promover a redução do número de acidentes fatais e de feridos graves.

Na quarta-feira, 19, nos turnos da manhã e da tarde haverá atividades voltadas para os idosos da Capital. Os agentes vão realizar o projeto Conversa Musicada, que utiliza metodologia de interatividade e um tom motivacional com músicas que proporcionem reflexão dentro da temática da mobilidade.

Além do cronograma de atividades voltadas ao exercício da cidadania, o portal de ensino a distância da EPTC disponibiliza cursos on-line gratuitos referentes à segurança no trânsito para pedestres, ciclistas e condutores particulares ou profissionais de diversos modais. Interessados devem mandar email para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Plano de Segurança Viária - As atividades fazem parte do plano que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Confira a programação da semana: Terça-feira, 18 10h e 14h - Programa Ciclista Seguro, palestra para alunos da Escola Estadual General Neto, bairro Lajeado 8h - Programa Empresa Amiga da EPTC, para colaboradores da empresa Sodexo, bairro São João 14h30 - Programa Educação Social e Mobilidade, dinâmica da criança segura para alunos da Emei Ilha da Pintada, Ilha da Pintada Quarta-feira, 19 8h30 - Programa Pedestre Idoso, Conversa Musicada no Centro de Saúde Modelo, bairro Santana 14h - Programa Pedestre Idoso, Conversa Musicada no Clube do Professor Gaúcho, bairro Ipanema Quinta-feira, 20 8h - Programa Empresa Amiga da EPTC, para colaboradores da empresa Eficaz, bairro Centro Histórico Sexta-feira, 21 10h - Programa Escola Amiga da EPTC, sensibilização de professores - EMEF Loureiro da Silva, bairro Cristal 11h - Programa Empresa Amiga da EPTC, dinâmica Óculos Simuladores de Alcoolemia – Vitlog, bairro Rubem Berta Sábado, 22 10h às 22h - Salão de Motos e Bike, Shopping Iguatemi Domingo, 23 12h às 20h - Salão de Motos e Bike, Shopping Iguatemi

 
Texto: Arthur Alves (estagiário) / Supervisão: Aline Rimolo
Edição: Andrea Brasil



9 visualizações0 comentário
bottom of page